O coração da Diocese: Seminário Diocesano celebra São Paulo VI

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, presidiu uma Missa Solene em honra a São Paulo VI, patrono do Seminário Diocesano, no encerramento da Semana São Paulo VI. O evento, organizado pelo seminário, teve como objetivo celebrar a vida e legado do santo pontífice e ocorreu no dia 29 de maio, data em que se comemora o dia de São Paulo VI.

Durante a homilia, Dom Gilson destacou o período do papado de São Paulo VI, ressaltando sua importante contribuição para a Igreja Católica, especialmente sua liderança no Concílio Vaticano. O bispo também mencionou a abertura de São Paulo VI às inovações e modernidades, sendo o primeiro papa a realizar viagens de avião para promover o contato da Igreja com o mundo.

Após a celebração, o padre Luiz André de Souza, reitor do seminário diocesano, expressou seu agradecimento à presença de Dom Gilson na solenidade, assim como a todos os presentes. Ele ressaltou a importância e alegria de tê-los participando de um momento tão especial para a instituição.

São Paulo VI

Nascido no dia 26 de setembro de 1897, Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini nasceu na cidade italiana de Concesio. Foi eleito Papa, no dia 21 de junho de 1963, escolheu o nome de Paulo VI, para exercer o cargo máximo da Igreja Católica, indicando que tinha uma missão mundial de propagar a mensagem de Cristo. Um de seus primeiros atos foi determinar a reabertura do Concílio Vaticano e lhe atribuir prioridade e direção. Promoveu grandes reformas no cristianismo que foram significativas para afetar toda a Igreja.

Paulo VI foi o primeiro Papa a viajar de avião e a visitar os cinco continentes, chegou até a sofrer uma tentativa de assassinato nas Filipinas. Com postura aberta ao diálogo foi fundamental durante seu papado, pois viveu uma fase de grandes acontecimentos na história da segunda metade do século XX, tendo sido primeiro papa a conversar com o líder da Igreja Anglicana e o primeiro, após muitos séculos, a conversar com dirigentes das diversas Igrejas Ortodoxas do Oriente.

São Paulo VI ocupou o posto de Sumo Pontífice por 15 anos, foi o papa de número 262 da história da Igreja, entre 1963 e 1978. Faleceu no dia seis de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. O processo de beatificação de Paulo VI começou em 1993 e se concretizou em 2014. Foi beatificado em 19 de outubro de 2014 e canonizado em 14 de outubro de 2018 pelo Papa Francisco.

Confira abaixo imagens do Dia de São Paulo VI no Seminário Diocesano:

Imagens: Seminarista Cláudio Alves