Padroeiro diocesano será celebrado em tradicionais festas de Nova Iguaçu

Reconhecido como protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Padroeiro da Diocese de Nova Iguaçu, Santo Antônio é festejado no Centro de Nova Iguaçu há 160 anos, a primeira festa aconteceu em 1863, ainda quando a cidade se chamava Maxambomba.

A festa de Santo Antônio é mais que devoção, é uma tradição da fé católica na região e se tornou um elemento cultural da cidade de Nova Iguaçu. Além da Catedral localizada no Centro do município, o bairro da Prata também se movimenta com alegria, pois, a paróquia lá situada é devotada ao “Santo Casamenteiro”. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, em texto escrito no ano de 2022, explicou o contexto religioso e de fé da celebração a Santo Antônio na diocese:

“O religioso e o popular se mesclam porque o Evangelho é bem assim. A doutrina cristã não é uma gnose que ilumina o pensamento de uns poucos privilegiados, mas semente de vida nova para todos. Assim, quando acolhida, é capaz de renovar as relações para com Deus, com si próprio e com as outras pessoas, gerando uma nova compreensão de fraternidade, fundada na filiação divina.

Dom Gilson no mesmo texto ainda ressaltou o exemplo dado em vida por Santo Antônio, como forma de iluminar as nossas ações diárias: “Santo Antônio, na obediência ao seu estado de vida, deu de si mais do que pensava poder dar, porque quando uma pessoa se deixa levar pela ação de Deus é capaz de oferecer o que só Deus pode dar. Importa na vida, portanto, deixar-se guiar pela força do Espírito de Deus para que as Suas maravilhas continuem acontecendo na vida da humanidade.

Santo Antônio foi frei franciscano português, largou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida vocacional. Homem de muita oração, se tornou santo por dedicar toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus. Diversos fatos marcaram a sua vida, mas em especial há de se destacar a devoção a Maria. Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente.

Confira abaixo a programação completa das paróquias de Santo Antônio: