Dom Gilson Andrade celebra solenidade de Corpus Christi em Nova Iguaçu junto às paróquias do Regional 1 da Diocese

0
935

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, celebrou na tarde desta quinta-feira, 8 de junho, a solenidade de Corpus Christi na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, juntamente com as paróquias do regional 1 da diocese. A missa de Corpus Christi deste ano ocorre no período de preparação da 160ª Festa de Santo Antônio.

Durante sua homilia, Dom Gilson dirigiu-se aos fiéis explicando o significado da solenidade celebrada. “A Igreja quis que desde a antiguidade houvesse um dia do ano em que pudéssemos manifestar de maneira especial nossa gratidão pela presença real do Senhor entre nós. Não apenas dentro das nossas igrejas, mas também de forma a expressar para as pessoas que a eucaristia é um dom para o mundo”, disse o bispo. Ele enfatizou que a festa de hoje tem uma dimensão pública, representada pela bela procissão pelas ruas, cantando para proclamar a fé em Jesus presente de forma concreta.

Ao final da celebração, o padre Rodrigo Mota, pároco da Catedral, convidou os presentes a participarem da festa do padroeiro diocesano, Santo Antônio. Ele destacou a dimensão eucarística da missão do santo franciscano, que dedicou sua vida a ajudar os irmãos e irmãs necessitados, levando-lhes o verdadeiro pão que alimenta e dá vida, Jesus Cristo, tanto por meio da Palavra quanto do alimento.

Em seguida, o cortejo com o Santíssimo Sacramento tomou as ruas de Nova Iguaçu em uma procissão solene. Milhares de fiéis acompanharam, demonstrando sua fé por meio da oração e da arte dos tapetes de sal, uma tradição que enfeita o caminho percorrido.

A celebração de Corpus Christi é uma oportunidade para os católicos reafirmarem sua fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A solenidade foi marcada por procissões e manifestações públicas da devoção eucarística nas paróquias das sete cidades que compõem à Diocese de Nova Iguaçu, como os tapetes de sal, que representam a beleza e a devoção do povo em receber o corpo de Cristo.

A presença de Dom Gilson Andrade e Dom Luciano, bem como a participação das paróquias do Regional 1 da Diocese na solenidade de Corpus Christi e na preparação da Festa de Santo Antônio, demonstram nossa união e compromisso em viver a fé e celebrar os sacramentos em comunhão. Pois, como disse o apóstolo Paulo: “Como existe um único pão, nós, em Cristo, formamos um único corpo”, recordou o bispo.

Veja imagens da Solenidade de Corpus Christi na Catedral Diocesana:

Imagens: Valéria Leone – Pascom DNI