Dois seminaristas da Diocese de Nova Iguaçu alcançaram um importante marco em suas formações religiosas ao concluírem os estudos de Teologia na renomada Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Gilberto José e Richard Borges apresentaram suas monografias e obtiveram aprovação, celebrando essa conquista na última semana.
Na quarta-feira, 7 de junho, foi a vez de Gilberto apresentar sua monografia, tendo como orientador o professor Ms. Davi Alves Maçaneiro. Seu trabalho abordou o tema “A súplica da Mãe nas bodas de Caná: a doutrina católica da intercessão de Maria à Luz de Jo 2, 1-12.” Gilberto explorou a importância da intercessão de Maria e sua atuação no episódio das bodas de Caná, à luz dos ensinamentos da doutrina católica.
Já na sexta-feira, 9 de junho, foi a vez de Richard Borges defender sua monografia, orientado pelo Professor Ms. Padre Moisés Henrique Fragoso de Souza. Ele escolheu como tema de seu trabalho “A essência da Liturgia na obra Espírito da Liturgia: uma introdução de Joseph Ratzinger.” Richard mergulhou na obra de Joseph Ratzinger para compreender a essência da liturgia e sua importância na vivência da fé católica.
Com a conclusão dos estudos teológicos, os seminaristas do Seminário Diocesano São Paulo VI agora entram na fase da síntese vocacional, marcada pela mistagogia. Nesse estágio, eles começam a integrar suas vidas e ações ao exercício do ministério sacerdotal, enquanto se preparam para a ordenação diaconal.