Frei Lucas conclui curso de Teologia e avança para etapa da síntese vocacional

Na última semana, os seminaristas Gilberto e Richard concluíram o curso de Teologia com a apresentação de suas monografias. Quem também apresentou o seu trabalho de conclusão foi o Frei Lucas, membro do Instituto dos Frades de Emaús, que deu esse importante passo em sua jornada vocacional.

No dia 7 de junho, Frei Lucas Soares concluiu o curso de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis, alcançando um marco acadêmico significativo. Sua monografia, intitulada “A Igreja do terceiro milênio no caminho de Emaús: Passos para um itinerário Sinodal”, foi inspirada na Caminhada Sinodal da Igreja. Orientado pelo Prof. Ms. Padre Denis Bispo, seu trabalho foi aprovado pela instituição.

A monografia de Frei Lucas explora como o relato bíblico dos discípulos em direção a Emaús pode auxiliar na compreensão de um “caminhar juntos” no contexto atual da Igreja. Esse estudo traz uma abordagem enriquecedora para a compreensão do caminho sinodal e suas implicações na Igreja do terceiro milênio cuja reflexão permeou o pontificado de São João Paulo II.

Enquanto avança em sua formação acadêmica, Frei Lucas também continua servindo pastoralmente nas Paróquias São Sebastião, em Austin, e Menino Jesus de Praga, em Cacuia. Com a conclusão do curso de Teologia, ele se prepara para os próximos passos em sua caminhada, incluindo a preparação para os Ministérios Ordenados.

Nesse momento de transição e crescimento vocacional, é importante que todos rezem pelas vocações sacerdotais e religiosas, bem como pela perseverança dos formandos. Que Frei Lucas e todos os seminaristas encontrem força e sabedoria para seguirem seu chamado vocacional e continuem a servir a Deus e à comunidade com dedicação e amor.

Que as bênçãos de Deus acompanhem Frei Lucas em sua nova etapa, e que seu estudo e dedicação possam contribuir para a vida e a missão da Igreja.