Diocese realiza mais uma etapa de formação para novos ministros do Batismo

No último final de semana, especificamente no sábado, 17 de junho, ocorreu mais uma etapa da formação dos candidatos ao Ministério do Batismo. O processo formativo está dividido por áreas, de acordo com os regionais da Diocese.

Na área de Nova Iguaçu, que engloba os regionais I, II, III, IV, VIII e X, a formação foi realizada na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e conduzida pelos membros da equipe de Batismo: Maurício, Rosimilce e Dulce. Além disso, contou com a presença de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, durante parte da manhã.

Em Belford Roxo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, reuniram-se os indicados ao ministério do Batismo dos Regionais V e VI. A formação teve a participação de mais de sessenta pessoas e foi assessorada pelo padre Márcio João Rodrigues, pároco “in solidum” em Santa Maria.

Já na área de Queimados, que compreende os Regionais VII e IX, a assessoria ficou sob responsabilidade do padre Paulo Pires, pároco em São Pedro e São Paulo, Paracambi.

Ministério do Batismo

O ministério do Batismo é uma responsabilidade conferida a sacerdotes, diáconos e ministros devidamente preparados e autorizados pela Igreja. O Batismo é um dos sete sacramentos da Igreja Católica, sendo o primeiro sacramento recebido por uma pessoa, marcando o início de sua vida cristã.

O ministro do Batismo é responsável por realizar o rito do Batismo, bem como por preparar a pessoa a ser batizada, seus pais e padrinhos, de modo que possam compreender o significado do sacramento e se comprometerem a viver de acordo com os ensinamentos da doutrina católica.

Confira abaixo algumas imagens da formação nos Regionais: