No último final de semana, especificamente no sábado, 17 de junho, ocorreu mais uma etapa da formação dos candidatos ao Ministério do Batismo. O processo formativo está dividido por áreas, de acordo com os regionais da Diocese.
Na área de Nova Iguaçu, que engloba os regionais I, II, III, IV, VIII e X, a formação foi realizada na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga e conduzida pelos membros da equipe de Batismo: Maurício, Rosimilce e Dulce. Além disso, contou com a presença de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, durante parte da manhã.
Em Belford Roxo, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, reuniram-se os indicados ao ministério do Batismo dos Regionais V e VI. A formação teve a participação de mais de sessenta pessoas e foi assessorada pelo padre Márcio João Rodrigues, pároco “in solidum” em Santa Maria.
Já na área de Queimados, que compreende os Regionais VII e IX, a assessoria ficou sob responsabilidade do padre Paulo Pires, pároco em São Pedro e São Paulo, Paracambi.
Ministério do Batismo
O ministério do Batismo é uma responsabilidade conferida a sacerdotes, diáconos e ministros devidamente preparados e autorizados pela Igreja. O Batismo é um dos sete sacramentos da Igreja Católica, sendo o primeiro sacramento recebido por uma pessoa, marcando o início de sua vida cristã.
O ministro do Batismo é responsável por realizar o rito do Batismo, bem como por preparar a pessoa a ser batizada, seus pais e padrinhos, de modo que possam compreender o significado do sacramento e se comprometerem a viver de acordo com os ensinamentos da doutrina católica.
Confira abaixo algumas imagens da formação nos Regionais: