Paróquias celebram São Pedro e São Paulo

A devoção a São Pedro e São Paulo é uma tradição religiosa profundamente enraizada na fé cristã. Esses dois santos venerados desempenham papéis de destaque na história da Igreja e são honrados por milhões de fiéis em todo o mundo. Na Diocese de Nova Iguaçu não é diferente e são muito festejados, os santos são padroeiros em duas paróquias, uma em Paracambi e a outra no Jardim Iguaçu, em Nova Iguaçu.

Foto: Pascom – DNI

Na cidade de Paracambi, a paróquia que tem 95 anos de história, iniciou os festejos já no último domingo, dia 18 de junho, com o Recital dos Padroeiros. Entre as demonstrações de fé e festa social, até dia 02 de julho a paróquia celebra São Pedro e São Paulo, com destaque para o passeio ciclístico que ocorrerá no domingo, dia 25 de junho.

Em Jardim Iguaçu, o tríduo que se inicia no dia 28 de junho marca a abertura das homenagens aos padroeiros da paróquia. A festa da fé se prolonga até o dia 02 de julho com evento social, barracas de comidas típicas e muita música.

São Pedro e São Paulo

São Pedro foi escolhido pessoalmente por Jesus Cristo para liderar Sua Igreja. Sua vida e ensinamentos têm sido uma fonte de inspiração para os católicos e outras denominações cristãs. São Pedro é considerado o guardião das chaves do céu e um intercessor poderoso para os fiéis em busca de proteção e orientação espiritual.

Por sua vez, São Paulo, antes conhecido como Saulo, foi um fervoroso perseguidor dos cristãos até sua conversão dramática no caminho de Damasco. Após sua transformação, ele se tornou um dos mais importantes apóstolos do Cristianismo, viajando incansavelmente para pregar o Evangelho e estabelecer comunidades cristãs. As epístolas escritas por São Paulo são uma parte vital do Novo Testamento e fornecem uma base teológica essencial para a fé cristã.

Óbolo de São Pedro

O Óbolo de São Pedro é uma expressão de solidariedade e compromisso dos fiéis católicos para com o Papa e a Igreja universal. Essa ajuda econômica tem como objetivo apoiar as múltiplas necessidades da Igreja, permitindo a realização de obras de caridade e o desenvolvimento de projetos pastorais em todo o mundo. Os fiéis, conscientes da importância dessa contribuição, oferecem seu óbolo durante a celebração litúrgica em que se honra São Pedro, reconhecendo assim a figura do Papa como sucessor legítimo do apóstolo Pedro. Essa tradição perdura ao longo dos séculos e é uma manifestação tangível da fé e do compromisso dos católicos em apoiar a obra evangelizadora e de amor ao próximo promovida pela Igreja Católica.

Confira abaixo a programação das paróquias para celebrar seu padroeiros: