No último fim de semana, as paróquias que tem São João Batista celebraram o dia de seu padroeiro, com as tradicionais festas, iniciadas já há algumas semanas de forma religiosa e social. Foi um momento extremamente especial e importante para as paróquias da Piam, em Belford Roxo, e da Vila São João, situada no município de Queimados.
A festa de São João Batista é uma das mais aguardadas do ano, une elementos de fé e cultura em uma celebração repleta de danças, músicas e sabores característicos. Além disso, também tem um papel importante na preservação das tradições culturais. Por meio das apresentações e exposições de artesanatos, instrumentos musicais e vestimentas típicas, ajuda a valorizar e transmitir às novas gerações o legado cultural e religioso, que está enraizado nas comunidades.
A fé em São João Batista está profundamente enraizada em sua vocação. Ele pregava a mensagem do arrependimento e do batismo para a remissão dos pecados, chamando as pessoas a se voltarem para Deus e abandonarem seus caminhos errados. Sua vida simples e sua mensagem poderosa atraíram multidões de pessoas que buscavam orientação espiritual e salvação.
Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, no sábado, 24 de junho, dia de São João Batista, celebrou na paróquia da Piam a missa do padroeiro. Após a celebração solene, dom Gilson fez questão de exaltar São João como um homem entregue a sua vocação, em entrevista à Pascom paroquial:
São João Batista é parte de um projeto grande de Deus, o próprio nome dele revela isso, revela que ele é fruto da misericórdia, do favor de Deus. A vocação é isso, um dom que Deus dá a cada um para entrar num projeto maior, que é um projeto de amor, de salvação, que Deus tem para a humanidade inteira e quis escolher um a um.
Confira abaixo fotos das festas nas paróquias:
Fotos: Pascom – DNI