Encontro de Formação em Nova Iguaçu: Amar e Servir na Missão do Apostolado da Oração

Na última sexta-feira, o Apostolado da Oração da Diocese de Nova Iguaçu promoveu um encontro de formação destinado aos coordenadores e vice-coordenadores dos seus grupos em nossa região. Com o tema “Amar e Servir”, o evento aconteceu na comunidade Santana e São Joaquim, no bairro Ponto Chic, em Nova Iguaçu.

A abertura do encontro foi marcada pela Santa Missa, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, que ressaltou a importância do serviço cristão e da dedicação ao próximo. A partir desta reflexão os participantes puderam aprofundar seus laços espirituais e iniciar uma jornada de aprendizado.

Após a celebração, os presentes desfrutaram de um café da manhã fraternal, fortalecendo os laços de amizade e união entre os grupos de Apostolado da Oração. A programação seguiu com quatro palestras, sendo duas pela manhã e outras duas após o almoço, cada uma abordando aspectos fundamentais para a atuação dos coordenadores e vice-coordenadores.

Durante a manhã, a formação concentrou-se nas responsabilidades dos secretários e tesoureiros dos grupos, destacando a importância do planejamento e organização para a promoção de ações caritativas e de evangelização na comunidade local.

Já no período da tarde, o foco foi voltado à função dos coordenadores e vice-coordenadores, explorando os desafios e oportunidades de liderança dentro das atividades pastorais. Encerrando a série de palestras, uma inspiradora explanação foi conduzida, abordando o tema do encontro, que se fundamentou no lema de Santo Inácio de Loyola: “Em tudo amar e servir”.

O encontro proporcionou uma atmosfera enriquecedora de reflexão e troca de experiências, reforçando o propósito de unir os participantes em um mesmo ideal de servir à comunidade e à igreja. A partir desses ensinamentos, os coordenadores e vice-coordenadores retornarão às suas paróquias com novas perspectivas e motivação para desempenhar suas funções com dedicação e amor ao próximo.

O Apostolado da Oração é uma importante rede de fiéis que se unem em oração e ações pastorais, contribuindo para o crescimento espiritual e social da diocese. O evento em Nova Iguaçu representou mais um passo na consolidação dessa essencial missão cristã, fortalecendo os laços da comunidade diocesana e estimulando a prática do amor e serviço em todas as suas formas.