Assembleia Diocesana 2023: Construindo uma Igreja Sinodal e Missionária na Baixada Fluminense

No último sábado, o Auditório Dom Adriano Hypolito, localizado no Cenfor, recebeu uma importante reunião para a Diocese de Nova Iguaçu. A Assembleia Diocesana 2023, com o tema “Por uma Igreja Sinodal e Missionária” e o lema “Corações Ardentes, Pés a Caminho!” (Lucas 24,32-33), contou com a participação de delegados das paróquias, pastorais e organismos diocesanos, bem como membros do clero diocesano, que se reuniram para contribuir na formulação do novo Plano de Pastoral.

A primeira etapa da assembleia foi marcada pela presença de centenas de líderes das nossas paróquias e pastorais que colaboraram ativamente na elaboração de indicações essenciais para a construção do futuro da diocese. O evento teve início com um momento celebrativo, conduzido pela Comissão de Liturgia e presidido por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu.

Após a oração da Liturgia das Horas, o Padre Ricardo Barbosa, coordenador de pastoral, abriu oficialmente a assembleia, cedendo a palavra ao bispo, que realizou seus apontamentos pastorais. Em seguida, o Sr. Felipe Feijó, coordenador de área do IBGE, apresentou dados do último Censo sobre a realidade social e religiosa da Baixada Fluminense, oferecendo informações valiosas para o embasamento dos debates.

Na sequência, tivemos a apresentação da proposta para a nova organização eclesial da Diocese, feita pelo Padre Ricardo Nunes, chanceler do bispado. A proposta consiste na reorganização territorial por meio de vicariatos e foranias, além da criação da figura dos vigários episcopais, que, em conjunto com o vigário-geral, auxiliarão o bispo na condução do governo diocesano.

Posteriormente, o coordenador de pastoral apresentou a síntese diocesana, apontando os três eixos que guiaram o trabalho dos grupos na parte da tarde, onde as contribuições para o novo Plano de Pastoral foram discutidas e apresentadas no plenário da assembleia.

Ao final do dia, Dom Gilson concluiu os trabalhos já convocando todos os delegados presentes para a segunda etapa da assembleia, marcada para o dia 16 de setembro. Nessa ocasião, o texto final do novo Plano de Pastoral será apresentado para avaliação e aprovação. O novo plano entrará em vigor durante a solenidade de Cristo Rei deste ano, marcando também o início do mandato do novo coordenador de pastoral, Padre Márcio João Rodrigues, que foi apresentado durante o evento.

A Assembleia Diocesana 2023 representa um momento importante para a vida e missão da Diocese de Nova Iguaçu, mostrando a união das nossas lideranças e do clero diocesano em busca de uma Igreja cada vez mais comprometida em “irradiar a mensagem de Jesus Cristo, mensagem de salvação e libertação, mensagem de justiça, verdade e amor”, como disse Dom Gilson, recordando as palavras de Dom Adriano Hypólito na inauguração do Cenfor há 50 anos, palavras que refletem a busca intensa por ser uma Igreja atuante na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Veja imagens da Assembleia Diocesana 2023: