CICM festeja 60 anos de missão no Brasil em missa na paróquia de Cabuçu

0
968

No último sábado, 12 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Cabuçu recebeu a celebração da Santa Missa em ação de graças pelos 60 anos de missão da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM) no Brasil. A celebração eucarística contou com a presença do bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, do bispo emérito, Dom Luciano Bergamin, e do recém-eleito Conselheiro Geral da Congregação, Padre Márcio Flávio Martins.

Dom Gilson e o Conselheiro Geral dos Padres CICM.
Dom Gilson e o Conselheiro Geral dos Padres CICM.

A CICM na Diocese de Nova Iguaçu desempenha um papel significativo ao longo da história, atuando de forma ativa na evangelização e na defesa das causas da comunidade da Baixada Fluminense. Os missionários desta congregação têm oferecido valiosas contribuições, sendo o padre Fernando Vandenabeele, de origem belga e falecido em outubro de 2020, um exemplo notável que iniciou sua missão na diocese em maio de 1965, como pároco em Santa Maria (atualmente Belford Roxo), deixando-nos saudades até os dias de hoje.

O saudoso Padre Fernando
O saudoso Padre Fernando

Padre Fernando foi homenageado em março deste ano com a presença do Padre Charles Phukuta, Conselheiro Geral da CICM. Uma das salas de reunião do Cenfor foi batizada com o nome desse missionário (clique na imagem e veja a Revista Caminhando em homenagem a esse grande missionário).

Atualmente, cinco paróquias da Diocese de Nova Iguaçu estão sob a administração da Congregação do Imaculado Coração de Maria: Santo Agostinho, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima (Regional III); Jesus Bom Pastor (Regional VI); e Santo Elias (Regional X).

História

A CICM foi fundada em 1862, na Bélgica, pelo Padre Teófilo Verbist, que neste ano é celebrado em honra à Congregação pelo bicentenário de seu nascimento. Em 12 de agosto de 1963, quatro missionários da família religiosa chegaram ao Brasil para realizar sua missão: os padres Pedro Geurts, Egídio Carmelynck, Henrique Dominicus e Rafael Dhondt.

Seu carisma é responder ao chamado de Cristo para serem testemunhas e operários do Reino de Deus, com o seguinte ideal: “Somos enviados às nações para anunciar a Boa Nova, onde nossa presença se faz necessária, sobretudo onde o Evangelho não é conhecido ou ouvido. Deixamos nossa terra para proclamar a salvação como o grande dom de Deus, libertador de toda opressão e divisão. Seguindo Jesus, dirigimo-nos, de preferência, aos pobres, destinatários privilegiados do Reino de Deus”.

Confira fotos do evento de 60 anos da CICM no Brasil:

Fotos: Pascom – Nossa Senhora de Fátima (Cabuçu)