Dia do Catequista em Nova Iguaçu se prepara para celebrar as vocações e a fé

Nos próximos dias, a Diocese de Nova Iguaçu se prepara para celebrar o tradicional Dia do Catequista, um evento que faz parte do mês dedicado às vocações na Igreja no Brasil. Este mês especial reserva o quarto domingo para a reflexão e valorização das vocações para os ministérios e serviços na comunidade, e o último domingo para homenagear nossos catequistas.

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Nova Iguaçu está à frente da organização deste evento anual. Este ano, o Dia do Catequista traz como tema “Por uma Igreja vocacionada”, alinhado com a iluminação bíblica escolhida: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lucas 24,32-33), que também é o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil.

A celebração está agendada para o próximo domingo, 27 de agosto, e terá início às 8h da manhã no Centro Cultural Dom Hélder Câmara, situado na Rua Padre Egídio Carmelinck, no bairro Boa Ventura, em Belford Roxo. O evento começará com momentos de espiritualidade e reflexão, destacando a importância das vocações na vida da Igreja e dos fiéis.

Após essas atividades iniciais, os participantes seguirão em uma caminhada pelas ruas do bairro até a igreja matriz da Paróquia São Simão, localizada no Lote XV. Essa caminhada será um símbolo do compromisso dos nossos agentes e ministros em trilhar o caminho da fé, inspirada pelo tema do evento.

A organização do Dia do Catequista demonstra sua preocupação com questões ambientais e de bem-estar, solicitando que todos os participantes tragam suas próprias garrafinhas de água, promovendo assim a redução do uso de plástico descartável e incentivando práticas sustentáveis.

Este evento é uma oportunidade para a comunidade católica se unir em oração, reflexão e celebração, reconhecendo o trabalho essencial dos catequistas na transmissão dos valores e ensinamentos da fé. Além disso, destaca a importância das vocações na construção de uma cultura vocacional em nossa Igreja Diocesana.