Celebração mensal do Cenfor tem sabor especial em agosto

0
1356

Nesta quinta-feira, 31 de agosto, foi celebrada a missa mensal dos funcionários da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu. Esse mês de agosto com um tom ainda mais especial, pela celebração do Festa de São Bartolomeu, padroeiro da capela do Centro de Formação de Líderes (Cenfor), e pela visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está na Diocese passando pelas paróquias e será conduzida pela Pastoral da Juventude Diocesana ao Santuário Nacional da Aparecida (SP), para a Romaria dos 50 anos da PJ, no próximo dia 09 de setembro.

Antes do início da santa missa, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, fez a saudação inicial a Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, que presidiu a celebração. Dom Gilson também saudou o casal Edna e Rubem, pela data marcante, quarenta e seis anos de matrimônio. Edna é colaboradora do Setor de Tesouraria da cúria, uma das funcionárias mais longevas. O bispo de Nova Iguaçu, ainda em sua saudação, destacou a presença da imagem peregrina da Mãe Aparecida no Cenfor, trazida pelo coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Luís Miguel.

Dom Luciano que foi o responsável por São Bartolomeu ser o padroeiro da capela, durante sua homilia explicou os motivos: “Dedicamos a capela a São Bartolomeu, pois é o padroeiro da paróquia aonde nasci. Mas, tem outro motivo, o Cenfor é o pulmão da Diocese e o Seminário o coração, todos esperam que sejamos sinceros, honestos e de valor, assim como era São Bartolomeu, algo afirmado por Jesus. Que todos nós que aqui trabalhamos tenhamos essas duas virtudes, inspiradas em São Bartolomeu, a sinceridade e a honestidade”.

Após a Santa Missa, a imagem peregrina percorreu os diferentes setores da Cúria Diocesana, sendo recebida pelos colaboradores e também pelo próprio bispo, Dom Gilson, em seu gabinete. A peregrinação como já destacado, faz parte das comemorações dos cinquenta anos de Pastoral da Juventude.

Luisinho, a quem coube a missão de conduzir a ‘Negra Mariama’ pelos corredores do Centro de Formação de Líderes demonstrou toda a sua alegria pelo momento e o que significa para a PJ:

É muito simbólico para nós da Pastoral da Juventude trazer a imagem da Negra Mariama aos espaços dentro do Cenfor. Esse é um lugar onde Deus habita, através deste espaço muitas pessoas receberam e recebem formação pastoral, que aqui continue sendo isso para a Diocese de Nova Iguaçu e, também um espaço religioso e católico, aberto as juventudes da Baixada Fluminense. Por isso, que na comemoração dos cinquenta anos da PJ no Brasil a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitou o Cenfor.

 

 

Imagens da celebração eucarística:

Imagens da peregrinação da Imagem de N. S. Aparecida no Cenfor: