Vamos à casa da Mãe Aparecida

No próximo final de semana, mais precisamente no sábado, dia 09 de setembro, acontecerá a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). As caravanas, com a confirmação de 227 ônibus, cerca de dez mil pessoas, partem das comunidades e paróquias em direção à Casa da Mãe Aparecida, na noite de sexta-feira, 08 de setembro.

Após um período sem ocorrer por conta da pandemia da Covid-19, a Diocese de Nova Iguaçu voltou a organizar sua tradicional romaria a Aparecida no ano de 2022. Foram mais de 200 ônibus saindo dos sete municípios do território diocesano, as caravanas partiram, na noite de sexta-feira, 09 de setembro.

Durante sua homilia em Santa Missa celebrada no Santuário da Mãe Aparecida no ano de 2022, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, destacou a oportunidade da diocese se fazer presente e a comunhão entre os irmãos da nossa Igreja em particular:

“Vimos a casa da Senhora Aparecida depois de um longo jejum de romarias, é nossa Diocese uma oportunidade muito bonita de manifestar a nossa comunhão, que tem seu fundamento no Cristo Eucarístico”.

Confira a programação da Romaria Diocesana abaixo:

6h SANTA MISSA (Liturgia do dia)
Diáconos: Carlos André (Evangelho) / Ed Cássio e Sérgio (Assistentes)
Primeira leitura: Luciana Santos
Preces: Seminarista Richard Borges
7h PROCISSÃO
7h30 TERÇO MARIANO (Na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider no Pátio das Palmeiras)
  Coordenação e animação (Pe. Ivo Gomes e Seminarista Richard Gomes)
1º Mistério: Terço dos Homens (Coordenador Diocesano – Paulo)
2º Mistério: Juventude (JMJ – Padre Fabiano Sodré)
3º Mistério: Apostolado de Oração (Coordenadora Diocesana – Fátima Lima)
4º Mistério: Mães que oram pelos filhos (Padre Ricardo Barbosa)
5º Mistério: SAV (Padre Rodrigo Albuquerque)

Dia de festa na Casa da Mãe Aparecida

No mesmo dia 09 de setembro, duas importantes pastorais da Igreja no Brasil realizarão romarias festivas ao Santuário de Aparecida. A Pastoral da Juventude, carinhosamente conhecida como PJ, celebrará seus 50 anos, e a Pastoral da Criança celebrará seus 40 anos de trabalho.

As três romarias mexem bastante com o povo da diocese de Nova Iguaçu, a primeira por ser um momento da Diocese de Nova Iguaçu como um todo e das romarias das pastorais despertam grande interesse, dada a força e o trabalho pastoral realizado aqui.

Pastoral da Juventude

A Romaria, que acontecerá no dia 9 de setembro (sábado) em Aparecida-SP, traz como tema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão construindo a civilização do amor” e a iluminação bíblica “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos!” (Fl 4,4).

A Pastoral da Juventude no Brasil tem suas origens nos anos 60 e 70, influenciada pela Ação Católica Especializada e correntes como a Teologia da Libertação e a Pedagogia do Oprimido. Nas décadas de 70 e 80, a Igreja enfatizou a opção pelos jovens e pelos menos favorecidos, impulsionando a organização da evangelização em grupos pequenos e a realização de encontros nacionais para troca de experiências.

A PJ abraçou uma ampla gama de grupos jovens, incluindo rural, estudantil, universitário e popular, ajustando sua abordagem conforme as necessidades. Valorizando a dimensão espiritual, a PJ promove formação contínua usando a Bíblia, liturgia e sacramentos. Através de atividades como formação bíblico-litúrgica, missas, romarias e retiros, a pastoral fortalece a vivência espiritual dos jovens.

O uso do Ofício Divino da Juventude e das Comunidades enriquece sua identidade pastoral em atividades variadas. A trajetória da PJ destaca seu compromisso com a evolução e engajamento dos jovens, promovendo não apenas a espiritualidade, mas também a conscientização social.

Confira abaixo a programação da Romaria da PJ:

Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, reconhecida pelo compromisso em promover o bem-estar e o desenvolvimento infantil, completa quatro décadas de ação em 2023. Para celebrar essa trajetória marcante, está sendo preparada a Romaria a Aparecida. O ponto alto das comemorações ocorrerá com a realização da Santa Missa às 12 horas, na Basílica do Santuário.

Fundada em 1983 na cidade de Florestópolis, Paraná, por dois visionários dedicados, a médica sanitarista e pediatra Dra. Zilda Arns Neumann e o então Arcebispo de Londrina, Dom Geraldo Majella Agnelo, que veio a falecer esta semana, a Pastoral da Criança é uma entidade que hoje alcança não apenas os rincões brasileiros, mas também estende suas ações a outros 10 países ao redor do mundo, abrangendo a África, Ásia, América Latina e Caribe.

Reconhecida como um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conforme o decreto 05/2006 da CNBB, a Pastoral da Criança ocupa atualmente um lugar de destaque na Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.

O cerne da missão da Pastoral da Criança é claramente definido: promover o desenvolvimento das crianças desde o ventre materno até os seis anos, seguindo a orientação da opção preferencial pelos pobres, um princípio evangélico. Isso é feito por meio de orientações fundamentais em áreas essenciais, como saúde, nutrição, educação e cidadania. Esses pilares se enraízam na mística cristã que une fé e vida, buscando contribuir não apenas para o progresso das crianças, mas também para a transformação de suas famílias e comunidades.

A celebração dos 40 anos da Pastoral da Criança é um testemunho do comprometimento duradouro com o futuro das crianças e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.