Formação Pastoral discute a ação sociotransformadora da Igreja

Na manhã desta terça-feira, dia 05 de setembro, o auditório Dom Adriano Hipólito, no Cenfor, recebeu o encontro de formação pastoral da diocese de Nova Iguaçu. O tema em destaque foi “A Ação Sociotransformadora na vida e missão da Igreja”, conduzido pelos membros da Comissão Diocesana para a Caridade, Justiça e Paz, Padre Márcio João e Tobias Tomines Farias, que compartilharam conhecimento e experiência para enriquecer as reflexões dos participantes.

A formação teve início com a leitura orante do texto bíblico que serviu de inspiração para o Papa Francisco escrever a carta do Dia Mundial dos Pobres deste ano, conduzida pelo padre Márcio, focando na contemplação da palavra e destacado como parte fundamental do encontro. Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, ao proferir sua benção inicial, relembrou o dia de Santa Tereza de Calcutá e expressou palavras de conforto ao padre Paolo, que enfrentou a perda de seu pai na semana anterior.

Tobias Tomines Faria assumiu a formação, começando com uma introdução sobre o Dia Mundial dos Pobres. Tobias, assim como Dom Gilson, também relembrou Santa Tereza de Calcutá como um exemplo de dedicação ao próximo, demonstrando que não acreditava ser coincidência a formação acontecer no dia da santa e sim, providência divina, citando um exemplo de sua dedicação a quem mais precisa:

Madre Tereza era acompanhada por um biógrafo, que estava escrevendo sobre sua vida enquanto fazia curativo em alguém com ferida em estado de putrefação na perna, com um odor muito forte. Essa pessoa que acompanhava a santa disse: “ Madre, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo”. Então, ela respondeu: “ Nem eu “.

O assessor ainda citou trechos da carta escrita pelo Santo Padre e ressaltou que o próprio Papa reconhece nosso esforço nas ações sociais, mas que pede mais da gente, pede mais da Igreja:

Ele reconhece, mas afirma que não é o suficiente, é importante e urgente, entretanto, não é o suficiente. Pois, a pobreza permeia nossas cidades, como um rio que engrossa sempre mais, até extravasar.

Após um breve intervalo para o café, padre Cesar Lino, pároco em São Simão (Regional VI) presenteou os participantes com sua bela voz, marcando a abertura da segunda metade da manhã.

A segunda parte do encontro foi conduzida por padre Márcio, com ênfase na exploração da quinta urgência do atual plano pastoral, que foi definida na última assembleia diocesana. Durante essa análise, foram abordadas iniciativas como a Comissão do Ministério da Caridade, Justiça e Paz, a Campanha da Fraternidade, a Ação Social da Diocese, a criação da Escola de Fé e Cidadania, além da apresentação do Projeto ABC dos Direitos Humanos.

Fechando, Dom Gilson demonstrou que vê como fundamental a formação, algo sempre incentivado por ele. Afirmando, que isso nos ajuda a conhecer e compreender a Doutrina Social da Santa Igreja:

A gente desconhece grandemente a Doutrina Social da Igreja, por isso precisamos ter essa fundamentação do nosso trabalho social. Nosso trabalho social nada mais que a vivência do evangelho, não tem outra definição.

Veja mais imagens do Encontro de Formação Pastoral: