Dom Gilson institui acólitos rumo ao Diaconato Permanente

Na última quarta-feira, 30 de agosto, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, durante Santa Missa presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, quatro candidatos ao diaconato permanente foram instituídos no ministério de acólitos. Os nomeados são Adão, Adilson, João Batista e Marcelo Aleluia.

O acolitato é a etapa na jornada que antecede a Ordenação Diaconal, marca o início do serviço na mesa da Eucaristia, onde o acólito desempenha um papel de auxílio ao diácono e de apoio ao sacerdote. Além disso, eles colaboram com os ministros extraordinários da comunhão eucarística e podem substituí-los quando necessário. A formação dos acólitos também é parte importante de suas responsabilidades.

Como ministros instituídos, os acólitos devem manter uma atitude espiritual voltada para a Eucaristia, o amor pelos sacramentos, o culto eucarístico, a oferta de si mesmos e o cuidado com os outros, especialmente os mais necessitados e doentes, conforme estabelecido no Rito da Instituição dos Acólitos (n. 41).

Foto: Glória Barbosa (Pascom – Paróquia São Francisco de Assis / Queimados)