Viaduto de Austin é batizado em homenagem ao Padre Francisco Sancho

A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, na última semana, uma homenagem especial ao Padre Francisco Sancho de Assis, figura religiosa muito querida e admirada pela população local. O viaduto que foi inaugurado em junho deste ano, localizado sobre a linha férrea no centro de Austin, agora leva o nome do padre, graças a um projeto de autoria do vereador Jeferson Ramos.

Padre Francisco Sancho. Foto: Arquivo (Paróquia São Sebastião de Austin)

Nascido em Massapê, Ceará, na Diocese de Sobral, em 02 de agosto de 1915, Francisco Sancho de Assis era filho de Francisco Rodrigues Sancho e Isabel Rodrigues Sancho, em uma família cristã com sete irmãos, quatro homens e três mulheres. Desde cedo, ele sentiu a vocação sacerdotal e ingressou no seminário aos 15 anos. Em Sobral, realizou seus estudos no Seminário Menor, e posteriormente, no célebre Seminário da Prainha, em Fortaleza, onde aprofundou seus conhecimentos em Filosofia e Teologia. Foi ordenado pelo bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, com quem sempre manteve uma profunda ligação espiritual.

A vida sacerdotal de Padre Sancho foi marcada por uma jornada movimentada pelo Brasil. Como um verdadeiro cearense, ele deixou sua terra natal e percorreu diversas dioceses em todo o país, mantendo-se, no entanto, incardinado à sua diocese de origem – Sobral.

A partir de 26 de agosto de 1953, Padre Sancho dedicou mais de trinta anos de sua vida à pastoral na Baixada Fluminense, inicialmente na Diocese de Barra do Piraí e, a partir de 1960, na Diocese de Nova Iguaçu. Durante sua missão na região, ele serviu em paróquias como São Sebastião, em Belford Roxo, Cabuçu-Marapicu, e finalmente, a paróquia de São Sebastião de Austin, onde exerceu seu paroquiato definitivo até a festa de Nossa Senhora do Rosário, em 07 de outubro de 1983, com uma breve interrupção de janeiro de 1973 a dezembro de 1974.

Padre Sancho era conhecido por sua dedicação, zelo e amor ao povo. Durante seus anos de serviço na paróquia de Austin, ele deixou um legado profundo, moldando a comunidade e contribuindo significativamente para o bem-estar espiritual e social de seus paroquianos.

Padre Francisco Sancho de Assis nos deixou em 04 de outubro de 1984, no Dia de São Francisco de Assis, devido a complicações de uma esclerose múltipla. Sua memória e influência continuam vivas, e agora, com o batismo do viaduto em sua homenagem, seu nome será lembrado e reverenciado por gerações futuras.

Foto: Prefeitura de Nova Iguaçu