Dom Gilson convoca fiéis para orações em prol da vida diante do julgamento da ADPF 442

Neste domingo, 24 de setembro, os fiéis de todas as paróquias da Diocese de Nova Iguaçu estão convocados a se unirem em oração à Nossa Senhora das Mercês, a Senhora das Vitórias. A iniciativa vem em resposta ao julgamento da ADPF 442 no Supremo Tribunal Federal (STF), que aborda questões relacionadas ao aborto no Brasil. Dom Gilson Andrade da Silva, bispo diocesano, faz um pedido urgente às comunidades, destacando a importância de rezar pela defesa da vida.

A ADPF 442, que está em julgamento no STF, levanta questões cruciais sobre a legislação do aborto no Brasil. Como resposta a esse desafio, Dom Gilson convoca todas as paróquias e suas comunidades a rezarem uma dezena do terço antes das missas e celebrações da Palavra deste fim de semana. Além disso, sugere que seja incluída uma súplica na Oração dos Fiéis, pedindo pela proteção da vida desde a concepção até o fim natural.

O bispo também faz um apelo para que durante esta semana de julgamento da ADPF 442, sejam incentivadas iniciativas de oração com o mesmo propósito nas paróquias. O foco é clamar por paz e promover a vida humana, seguindo o exemplo e as palavras de Santa Teresa de Calcutá.

Em seu apelo, Dom Gilson recordou uma passagem do discurso de Santa Teresa de Calcutá em 3 de fevereiro de 1994: “Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança direta de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe. E se nós aceitamos que uma mãe pode matar até mesmo seu próprio filho, como é que podemos dizer às outras pessoas para não se matarem?”

A convocação para a oração é uma resposta à ameaça de ampliação da lei do aborto pela ADPF 442 e reflete o compromisso da Igreja com a defesa da vida em todas as suas fases. Neste momento crucial, os fiéis se unem em fé e devoção, pedindo a intercessão de Nossa Senhora das Mercês pelo amado Brasil.