Onde houver ódio, que eu leve o amor: Viva São Francisco de Assis

Duas paróquias da Diocese têm São Francisco de Assis como padroeiro, uma no Regional 2 e outra no Regional 9. O dia de São Francisco é dia 04 de outubro, mas as paróquias já estão se movimentando e celebrando seu padroeiro.

Além das atividades espirituais e demonstrações de fé, as paróquias estão se organizando para tornar a festa também um evento social. Na paróquia de Queimados, no Regional 9, que tem como pároco o Padre Thiago Araújo, destacamos o Auto de São Francisco, que acontecerá no dia 07 de outubro.

Por outro lado, na paróquia de Comendador Soares, com o Padre Ricardo Barbosa como pároco, um entusiasta do ciclismo, está sendo organizado o 1º Passeio Ciclístico de São Francisco de Assis, também programado para o dia 07 de outubro.

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis viveu século XIII, nascido em 1181 ou 1182 na cidade de Assis, na Itália. Ele é amplamente reconhecido por sua devoção à simplicidade, à natureza e à caridade. São Francisco é o fundador da Ordem Franciscana e também é conhecido como o padroeiro dos animais e do meio ambiente.

A vida de São Francisco é marcada por uma profunda conversão espiritual, que o levou a renunciar à riqueza material de sua família e a abraçar uma vida de pobreza, dedicada à busca da proximidade com Deus. Ele viveu uma vida de simplicidade, pregando o evangelho e cuidando dos pobres e dos doentes. São Francisco também é lembrado por seu profundo amor pela natureza e os animais, acreditando que todas as criaturas eram parte da criação divina.

Uma das contribuições mais significativas de São Francisco para a espiritualidade cristã é a criação do presépio, uma representação do nascimento de Jesus que ele montou pela primeira vez em 1223. Isso se tornou uma tradição popular durante o Natal.

Confira abaixo a programação dos festejos nas paróquias:

Jardim Alzira, Queimados:

Comendador Soares, Nova Iguaçu: