Homenagem e despedida: Celebrando a vida e legado de Dom Mauro Morelli no sétimo dia de sua páscoa

Neste domingo, celebramos o sétimo dia da páscoa de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, que faleceu na última segunda-feira, 9 de outubro, e foi sepultado na terça-feira, 10 de outubro, na Catedral de Santo Antônio, localizada no Centro de Duque de Caxias. A Diocese irmã realizou, nessa ocasião, uma bela demonstração de amor e respeito por seu primeiro bispo. Durante o dia, foram celebradas várias missas em memória ao bispo emérito que dedicou sua vida ao serviço dos mais necessitados, deixando um legado profundo não apenas na Baixada Fluminense, mas em todo o Brasil. Ele é lembrado por diversas personalidades e autoridades, incluindo o Presidente da República e os principais veículos de comunicação e telejornais do país, como o Jornal Nacional.

As celebrações em homenagem a Dom Mauro ocorreram ao longo do dia, com missas de Exéquias realizadas a cada duas horas, começando às 10h e prosseguindo com cerimônias às 12h e 14h. A missa solene, marcada por grande comoção, teve início às 16h e contou com a participação de bispos de várias dioceses do Regional Leste 1 da CNBB.

A Diocese de Nova Iguaçu demonstrou solidariedade com a presença dos bispos Dom Luciano Bergamin e Dom Gilson Andrade, que participaram ativamente das cerimônias em homenagem a Dom Mauro, bem como de representantes do clero diocesano que estiveram na catedral de Duque de Caxias. Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu, celebrou a Missa de Exéquias das 14h e enfatizou o quanto Dom Mauro buscou viver de acordo com a mensagem de Cristo:

“A morte é uma passagem, mas a meta é a eternidade junto de Deus! Morrer é triste, mas mais triste ainda é morrer sem Jesus. E quem viveu com Jesus, morreu com Jesus. Este nosso irmão viveu com Jesus e morreu com Jesus. Dom Mauro vivenciou em sua vida as bem-aventuranças, como cristão, como cidadão consciente, como padre, como bispo e como bispo idoso, e buscou viver tudo isso em sua experiência cotidiana.”

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 da CNBB, participou da missa solene e, em seu momento de despedida a Dom Mauro, fez memória ao seu legado de amor deixado na Baixada Fluminense:

“Nesta hora de tantas recordações e homenagens, as palavras ficam aquém do que a pessoa e a missão de Dom Mauro significam. Representando os bispos do Regional Leste 1 da CNBB, quero manifestar nossa gratidão, a gratidão do episcopado, a ele pelo seu testemunho de homem de fé. Tudo o que foi falado aqui tem uma razão, que é a fé e a paixão por Cristo, que se traduziram em compromisso, compromisso com as ovelhas feridas e maltratadas que ele encontrou em nossa amada e sofrida Baixada Fluminense. Ele foi um pastor dedicado, atento aos sinais dos tempos e um profeta do evangelho da vida. Dom Mauro deixa para nós, bispos, um legado importante de comunhão episcopal. Sabemos como isso foi importante para ele e para os bispos de nossa região. Também, deixa um legado de amor aos pobres, concretizado nas lutas pelo respeito à dignidade da pessoa humana, que é imagem e semelhança de Deus. Nossa solidariedade neste momento de dor ao povo de Deus da Diocese de Duque de Caxias, e nossa gratidão ao senhor Dom Tarcisio, pelo belo testemunho de fraternidade episcopal, na preocupação diária, nas visitas constantes e no carinho de irmão, algo que lhe é bem próprio. Que Dom Mauro, junto de Deus, interceda por nós!”

Dom Mauro Morelli deixou uma marca indelével na história do Brasil, dedicando sua vida ao serviço do povo de Deus, especialmente àqueles que estão à margem da sociedade. Seu sepultamento na cripta da Catedral encerrou um dia de homenagens a um líder religioso querido e respeitado por todos.

Veja imagens das Missas de Exéquias e do sepultamento de Dom Mauro Morelli:

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom