Paracambi recebe relíquia da Beata Madre Rosa Gattorno

A divulgação da vida e obra da Beata Madre Rosa Gattorno ganha destaque através da peregrinação com a Relíquia de primeiro grau. A Igreja Católica, reconhecendo a santidade de seus fiéis, permite a veneração de objetos pessoais ou fragmentos do corpo, conhecidos como relíquias, como meio de buscar a intercessão dos Santos e obter graças.

A Diocese de Nova Iguaçu recebeu hoje, 01 de novembro, a Relíquia de primeiro grau da Beata Madre Rosa Gattorno, fundadora da Comunidade Religiosa das Filhas de Sant’Ana. O relicário contém uma mecha de cabelo da religiosa, está na Casa de Oração Filhas de Sant’Anna, em Paracambi, e contará com uma programação especial de visitas a comunidades da cidade, detalhes abaixo.

Quem foi Madre Rosa?

Madre Rosa Gattorno foi uma religiosa italiana e fundadora do Instituto das Filhas de Santa Ana. Ela nasceu em Génova, Itália, em 14 de outubro de 1831. Aos 21 anos, casou-se com Jerónimo Custo e mudou-se para Marselha, França, mas enfrentou dificuldades financeiras e retornou a Génova. A vida de Madre Rosa foi marcada por desafios, incluindo a surdez e a mudez de sua filha Carlota, a morte de seu esposo e de seu último filho.

Essas adversidades levaram a uma mudança radical em sua vida, que ela chamou de “sua conversão”, levando-a a se dedicar inteiramente ao Senhor. Ela emitiu votos de castidade e obediência em 1858 e, posteriormente, como terciária franciscana, também fez o voto de pobreza. Madre Rosa viveu em profunda comunhão com Cristo, recebendo a Comunhão diariamente, algo incomum na época.

Em 1862, ela recebeu os estigmas ocultos e, durante um período de intensa oração diante do crucifixo, recebeu a inspiração para fundar a Congregação Religiosa “Filhas de Santa Ana, Mãe de Maria Imaculada”. O Papa Pio IX confirmou sua missão como fundadora. Madre Rosa vestiu o hábito religioso em 1867 e emitiu a profissão religiosa em 1870, junto com outras doze religiosas.

Através de sua fundação, Madre Rosa dedicou-se a obras de caridade, atendendo aos pobres, doentes, idosos, e crianças desfavorecidas. Ela também se esforçou para proporcionar educação religiosa e treinamento para jovens, preparando-os para o mundo do trabalho. Sua congregação se expandiu rapidamente pela Itália, Bolívia, Brasil, Chile, Peru, Eritreia, França e Espanha.

Mesmo enfrentando provações, humilhações e dificuldades, Madre Rosa Gattorno manteve sua confiança em Deus e continuou a atrair jovens para seu apostolado. Ela faleceu em 6 de maio de 1900. Sua vida e obra se destacam pelo seu compromisso com a caridade e a educação, e ela é reconhecida como uma figura significativa na história da Igreja.

Confira a programação da relíquia da Beata Madre Rosa Gattorno:

• Quarta-feira, 01/11: Casa de Oração Filhas de Sant’Anna – Missa (16h)
  • Sexta-feira, 03/11: Visita aos lares
  • Sábado, 04/11: Comunidade Santa Cruz (Guarajuba) – Missa (09h30)
  • Domingo, 05/11: Paróquia São Sebastião (Lages) – Missas (7h e 19h)
    Comunidade Santa Cruz (Guarajuba) – Missa (9h)
  • Sábado, 11/11: Paróquia São Pedro e São Paulo (Paracambi) – Missa com as crianças (09h30)
  • Sábado, 11/11: Comunidade São Joaquim e Sant’Anna (Fábrica) – Missa (19h)
  • Domingo, 12/11: Paróquia São Pedro e São Paulo (Paracambi) – Missas (07h30 e 19h)
  • Domingo, 12/11: Comunidade Santo Antônio (Sabugo) – Missa (09h30)
  • Segunda-feira, 13/11: Paróquia São Pedro e São Paulo (Paracambi) – Mães que Oram por seus filhos (17h) e Missa (19h)
  • Terça-feira, 14/11: Visita aos enfermos – 9h