1 ano de saudade: Paróquia São Simão homenageia memória de Padre Bruno

1907

No próximo dia 8 de novembro, se completa um ano da Páscoa do saudoso Padre Luigi Costanzo Bruno. Em memória e gratidão por seus 40 anos de dedicação ao povo de Deus e à luta por justiça social na Baixada Fluminense, a paróquia São Simão, no Lote XV, Belford Roxo, preparou uma programação especial em homenagem a esse ilustre sacerdote italiano.

A trajetória do Padre Bruno no Brasil foi marcada por seu compromisso com os mais desfavorecidos e sua incansável luta por justiça social. Vindo da Itália em 1969, durante o período mais repressivo da Ditadura Civil-Militar, ele iniciou seu ministério na Arquidiocese do Rio de Janeiro, especificamente no bairro Vila Aliança, Zona Oeste da capital. Lá, incentivou as mulheres de sua paróquia a se organizarem como empregadas domésticas, a lutarem por direitos trabalhistas e a formarem o sindicato da categoria.

Em 1982, Padre Bruno assumiu a Paróquia São Simão, no bairro do Lote XV, em Belford Roxo, a convite de Dom Adriano Hypólito, então bispo diocesano. Durante seus 40 anos de ministério pastoral na Baixada Fluminense, ele se destacou por denunciar as injustiças e a atuação da criminalidade na região. Sua coragem e determinação inspiraram muitos e fizeram dele uma figura querida e respeitada.

A Diocese de Nova Iguaçu de maneira geral e a paróquia São Simão convidam a todos para se juntarem a esses eventos em memória de Padre Bruno e para celebrar o legado de amor, justiça e esperança que ele deixou na Baixada Fluminense. Sua vida dedicada aos menos favorecidos é um exemplo a ser seguido, e a nossa Igreja em particular deseja manter viva a memória desse servo de Deus que tanto fez pelo próximo.

Confira abaixo a programação em homenagem a Padre Bruno: