Encontro de Formação Pastoral aborda CF 2024

Na última terça-feira, 07 de novembro, ocorreu no Cenfor, o Encontro de Formação Pastoral Diocesano, reunindo uma assembleia de agentes pastorais e membros do clero da Diocese para aprofundar a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”.

O encontro teve início com a exibição do vídeo da CF 2024 e a entoação de seu hino. “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23:8) é o lema da CF, que foi lido pela irmã salesiana Maria Rita, seguida uma breve provocação sobre a motivação bíblica. Os presentes ainda fizerem seguido a oração da CF em conjunto.

Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, em sua saudação deu as boas-vindas, enfatizando a relevância da preparação para a CF, convidando a assembleia para rezar a Ave Maria, invocando a Mãe Santíssima.

Tobias Faria Tomines, articulador das pastorais sociais da Regional Leste 1 – CNBB, iniciou sua assessoria, falando sobre a motivação bíblica da CF, mas também percorreu a história das CF´s, lembrando que em 2023 completaram 60 anos. O articulador ainda colocou a importância de levar essa contextualização as bases, valorizando um caminho percorrido, nessa busca de um bem maior e apresentou os documentos produzidos para a CF 2024.

Durante o intervalo, os participantes puderam desfrutar de um lanche especial, preparado pelas alunas das Oficinas de Pães e Bolos e Alimentação e Saúde, do Projeto ABC dos Direitos Humanos, demonstrando a importância da solidariedade na prática.

O Projeto ABC dos Direitos Humanos, é uma parceria do CDH junto a sua participação na Rede Solivida, que tem como objetivo central promover segurança alimentar e engajamento político na Baixada Fluminense. Suas atividades incluem a operação do Centro de Produção de Mudas, onde são oferecidas formações em agroecologia para incentivar o cultivo urbano de alimentos sustentáveis. Além disso, o projeto mantém a Cozinha Escola, onde os participantes aprendem a reaproveitar alimentos e desenvolvem habilidades em panificação. Adicionalmente, são ministrados cursos relacionados aos direitos humanos, com o intuito de expandir o conhecimento dos beneficiários e estimular a participação social, promovendo a noção de protagonismo político.

Após o lanche, foi aberta a rodada de perguntas a assessoria do encontro e terminou com padre Ricardo Barbosa fazendo um balanço do seu período na Coordenação de Pastoral e dando boas-vindas ao futuro coordenador, padre Márcio João Rodrigues.