Dia da Consciência Negra marcado por engajamento em paróquias

No dia 20 de novembro, o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, uma data significativa que homenageia a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, e busca fomentar reflexões profundas sobre a história, cultura e as batalhas enfrentadas pela população negra no país. Mais do que apenas uma data comemorativa, este dia serve como um ponto de partida para combater o racismo estrutural e promover a igualdade racial na sociedade brasileira.

Aqui na Diocese de Nova Iguaçu, a importância deste dia foi marcada por celebrações e atividades em diversas paróquias. Estas iniciativas serviram para fortalecer o compromisso coletivo com a igualdade e a luta contra todas as formas de discriminação racial.

Durante as ações, que foram desde missas, rodas de conversas e apresentações culturais, reflexões profundas sobre a trajetória histórica da população negra no país estiveram em pauta, destacando não apenas suas conquistas, mas também os desafios enfrentados diariamente.

Ao marcar este dia com eventos significativos, algumas paróquias reafirmaram seu compromisso em promover a igualdade e combater o racismo, fortalecendo assim a luta por uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os seus membros.

Confira abaixo algumas imagens dos eventos: