Nesta quinta-feira, 30 de novembro, encerrando o mês de novembro, mês que traz a importante data que é o dia da consciência negra, a Câmara dos Vereadores Municipal de Nilópolis, por iniciativa do vereador Alvinho entregou o prêmio “Personalidades Negras”.
Entre os ilustres homenageados estavam o padre Márcio Horácio, vigário da paróquia Nossa Senhora da Conceição, Dom Gilson Andrade e diversos membros das quatro paroquias do município. Destaque ainda para a presença de Mãe Zezé, representando as religiões de matrizes africanas e a homenagem a Soninha, ex-rainha de bateria da GRES Beija-flor de Nilópolis, que no último dia 20 de novembro sofreu um triste ataque racista em suas redes sociais.
A solenidade contou a participação de autoridades municipais, como o secretário de cultura da cidade, Antônio Carlos da Costa, e o prefeito Abraão David Neto, o Abraãozinho, que destacou em sua fala a importância de seguirmos em frente nesta luta: “Precisamos a cada dia sermos antirracistas!”, disse o administrador municipal.
Marcando a presença da Diocese e o seu compromisso com a diversidade étnico-racial, outros membros do clero diocesano prestigiaram o prêmio e estiveram presentes, como o padre Luiz André de Souza, reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI, que recebeu uma monção de congratulações e aplausos durante a solenidade, o padre Roberto Guedes, pároco em Santíssima Trindade, em Olinda, que também recebeu a monção de congratulações e aplausos.
Dom Gilson, durante sua fala, falou sobre a importância de homenagens como a da tarde e o reconhecimento, para combater o racismo e aproximar as pessoas:
“Esta é uma homenagem também de reparação por tantas injustiças da história que nós conhecemos. Sabemos que a população autodeclarada preta no Brasil, segundo o último censo, está em 56%, isso significa um número extremamente relevante para a nossa sociedade. Porém, esse número relevante, significa também o significa a cor da desigualdade, uma realidade que vemos e constatamos, homenagens como essa, espaços como esses, nos ajudam a aproximar as pessoas, a superar essa chaga que infelizmente ainda está presente hoje, o racismo. Os seres humanos fazem parte de uma única raça, a humana, e aqui como cristão, digo a raça dos filhos de Deus. ”
Confira abaixo imagens da solenidade na Câmara de Nilópolis:
Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom