Nova Iguaçu celebra 191 anos em meio a desafios

Na manhã desta segunda-feira, 15 de janeiro, a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga recebeu a missa solene em comemoração aos 191 anos de emancipação de Nova Iguaçu. A celebração eucarística, presidida por Dom Gilson Andrade, bispo diocesano, teve a presença do pároco da catedral e de seu vigário, os padres Rodrigo Mota e José Vilanova, respectivamente, além do Cônego Romério Augusto, Vigário Episcopal do Vicariato Sul.

A missa contou com uma atmosfera de grande sensibilidade, marcada pela consciência dos desafios enfrentados pela população nos últimos dias devido às intensas chuvas, que trouxeram consigo diversos problemas para os munícipes, incluindo casos lamentáveis de morte.

Dom Gilson exorta os fiéis durante a homilia.

Em sua homilia, Dom Gilson enfatizou a necessidade de reflexão sobre nosso comportamento e a contribuição para a sociedade em busca do bem-estar coletivo:

“Os últimos acontecimentos, os desastres naturais, cada vez mais frequentes, estão exigindo de nós rever nossa maneira de fazer as coisas, nosso modo de nos comportarmos diante do ‘culturalmente estabelecido’. A cultura atual coloca o bem comum em risco por atitudes de excessivo individualismo, consumismo e desperdício. É bom que tenhamos respostas imediatas quando acontecem essas coisas, mas melhor ainda é buscar lutar por um modelo de desenvolvimento que respeite as pessoas, que inclua a todos, que pense no lugar dos pobres, que não pode ser o último, porque no Reino de Deus eles são os primeiros.”

Vereador Dudu Reina, fala em nome dos Poderes Municipais.

O bispo destacou também sinais positivos na resposta diante das adversidades: “Quero lembrar a resposta de nossas igrejas e de tantos setores da sociedade civil: a da solidariedade, a de pensar nos que sofrem, da empatia que isso nos provocou. São sinais de que podemos sempre construir uma sociedade nova, mais de acordo com o pensamento de Deus para a humanidade.”

Autoridades, incluindo o secretário de cultura, Marcus Monteiro, e figuras importantes do município, estiveram presentes nesse momento de oração pela cidade e pelas vítimas das chuvas. Representando o poder público municipal, o vereador Dudu Reina, presidente da câmara municipal, expressou sua preocupação com a situação difícil da cidade e seu desejo de união em prol da população de Nova Iguaçu.

Veja mais imagens da Missa pelos 191 de Nova Iguaçu:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom