Solidariedade emerge diante de tragédia na Baixada Fluminense

No último sábado, 13 de janeiro, a Baixada Fluminense sofreu com uma tragédia provocada pelas intensas chuvas de verão. O caos se instalou, deixando bairros inteiros debaixo d’água, casas invadidas pela correnteza, rios transbordaram e, lamentavelmente, houve perda de vidas.

Membros da paróquia de São Simão, se mobilizaram para ir de encontro com as pessoas ilhadas. Foto: Pascom – DNI

Em meio à desolação, uma corrente de solidariedade emergiu nas paróquias, especialmente daquelas situadas nas áreas mais afetadas, como as paróquias de Nossa Senhora de Fátima e São Simão, ambas em Belford Roxo. As paróquias se mobilizaram rapidamente para amenizar os efeitos desastrosos sobre a população, coletando materiais de higiene pessoal, roupas e alimentos para as vítimas e, oferecendo-se como pontos de abrigo e suporte.

A Diocese de Nova Iguaçu, por meio de seu braço social, a Cáritas Diocesana, articulou-se na ajuda às vítimas das chuvas na Baixada Fluminense. Foi estabelecido um ponto de coleta no CENFOR, localizado na Rua Dom Adriano Hypólito, 8 – Moquetá, Nova Iguaçu, aberto das 9h às 17h. Além disso, todas as paróquias da diocese estão servindo como pontos de coleta.

Refeições também estão sendo disponibilizadas. Foto: Pascom – DNI

Diversos itens estão sendo arrecadados, como alimentos, água, colchões, produtos de higiene pessoal, roupas de uso pessoal e de cama, e qualquer outra doação que possa aliviar os impactos sofridos pela população afetada.

O bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, destacou a resposta rápida da Igreja e da sociedade civil diante da tragédia:

“Quero lembrar a resposta de nossas Igrejas e de tantos setores da sociedade civil: a da solidariedade, a de pensar nos que sofrem, da empatia que isso nos provocou. São sinais de que podemos sempre construir uma sociedade nova, mais de acordo com o pensamento de Deus para a humanidade.”

Para aqueles que desejam contribuir financeiramente, foi disponibilizada a opção de doação via Pix, utilizando o CNPJ: 28732246000177 (Cáritas Diocesana de Nova Iguaçu). A colaboração de todos é essencial neste momento difícil, proporcionando esperança e suporte para as famílias que enfrentam essa situação de emergência na Baixada Fluminense.