Assessor de Comunicação da CNBB sobre a mensagem para o 58º Dia Mundial das Comunicações: “Humanizar a tecnologia”

0
677

O Vaticano divulgou neste 24 de janeiro, memória litúrgica de São Francisco de Sales – patrono dos escritores e jornalistas -, a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, neste ano na 58ª edição, a ser celebrada no dia 12 de maio. O tema escolhido pelo pontífice é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. 

No vídeo, abaixo, o padre Arnaldo Rodrigues, membro do clero da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e assessor de comunicação da CNBB, comentou a mensagem.

Padre Arnaldo pontua que o Papa considera que os seres humanos, as verdadeiras inteligências, precisam agora, nas reflexões e rodas de conversa, refletir sobre o tema e colocar o coração acima de tudo para não se deixarem ‘tecnologizar’ pelas ferramentas de comunicação mas, ao contrário, humanizar toda prática tecnológica.

“O Papa Francisco ressalta exatamente este ponto. Cabe a nós questionarmos sobre o progresso teórico e a utilização prática destes novos instrumentos de comunicação e conhecimento. Além da reflexão, saber como utilizá-los”, disse.

De acordo com o assessor de comunicação da CNBB, o Santo Padre faz, na mensagem, um convite para que o mais importante, a humanidade, seja levada para dentro da tecnologia. “A nossa humanidade deve ser permeada de diálogo, conhecimento, tolerância e paz”, reforçou.

Veja, abaixo, os comentários na íntegra:

Fonte: CNBB