Retiro de Carnaval terá momento de veneração a relíquia do Beato Carlos Acutis

Durante o período festivo do Carnaval, uma alternativa de vivência espiritual e solidariedade se ergue na diocese. Nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval, respectivamente, o IESA, sediará o Retiro de Carnaval Vinde a Mim. O evento terá início todos os dias às 8h da manhã, estendendo-se até às 17h. Promovido pela Renovação Carismática Diocesana, o retiro propõe uma alternativa espiritual durante as festividades carnavalescas.

Honra ao Beato Carlos Acutis

Beato Carlo Acutis

Na segunda-feira, 12 de fevereiro, o retiro concentrará suas atividades nas juventudes da diocese. Um momento especial está agendado para este dia: a presença de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que trará para veneração a relíquia do jovem Beato Carlos Acutis.

Carlos Acutis, reconhecido por sua devoção e testemunho de fé, tornou-se um ícone para os jovens católicos em todo o mundo. Sua vida breve, mas intensa, foi marcada pela busca da santidade por meio da tecnologia e da devoção à Eucaristia. A relíquia, um presente da Diocese de Assis, na Itália, será exposta para veneração durante todo o dia.

Uma relíquia de primeiro grau é um objeto diretamente associado à vida de um santo, como parte de seu corpo ou objetos que estiveram em contato direto com ele durante sua vida, como vestimentas pessoais ou instrumentos utilizados. Por exemplo, no caso do Beato Carlos Acutis, a relíquia de primeiro grau são fios de cabelo do jovem.

A presença da relíquia de Carlos Acutis também marcará o último dia do Retiro de Carnaval Vinde a Mim, na terça-feira, 13 de fevereiro. Neste dia, Dom Gilson, irá conduzir a celebração da missa, às 15h30, que encerrará este grande encontro diocesano.

O Retiro de Carnaval Vinde a Mim esse ano se destaca não apenas como uma pausa espiritual durante o Carnaval, mas também como uma oportunidade para os fiéis se aproximarem da vida e do legado de figuras inspiradoras como o Beato Carlos Acutis, buscando nutrir sua própria jornada de fé e devoção.