Equipe Nacional de Animação do Sínodo produz subsídio para novena de Pentecostes

O dia de Pentecostes que será celebrado esse ano em 19 de maio é a celebração da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Espírito Santo é reconhecido como a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Dia de Pentecostes ocorre 50 dias após o domingo de Páscoa e coincide com o décimo dia após a Ascensão de Jesus. O termo “Pentecostes” vem do grego e significa “quinquagésimo”, representando os 50 dias após a Páscoa.

No próximo dia 09 de maio, tem início o período para a novena de Pentecostes, por isso a Equipe Nacional de Animação do Sínodo que busca envolver nossas comunidades de forma sinodal, desenvolveu um subsídio para o momento.

A novena é um convite para reconhecermos o protagonismo do Espírito Santo em nossa vida eclesial, fortalecendo nossa caminhada conjunta no Caminho que é Jesus Cristo. O roteiro do subsídio foi cuidadosamente elaborado para promover o encontro com Cristo por meio da Palavra, iluminando nossas vidas e ajudando-nos a superar os desafios da sinodalidade.

O foco na escuta, diálogo, concórdia e missão é essencial, pois são frutos de um constante Pentecostes renovador. Esta novena também está alinhada com o caminho de preparação para o Jubileu 2025, que neste ano nos convida a dedicar uma atenção especial à Oração.

Como Peregrinos da Esperança, somos incentivados a renovar nossa fé no seguimento do Senhor, que do Pai envia sobre a terra a graça do Espírito Santo. A distribuição digital do material da novena amplia ainda mais a possibilidade de participação e envolvimento das comunidades, adaptando-se aos tempos atuais e reforçando o vínculo espiritual entre os fiéis.

Baixe aqui o arquivo digital da Novena de Pentecostes 2024.