Dom Gilson ordena Padre Adriano, missionário vicentino, fruto da Diocese de Nova Iguaçu

0
1020

No último sábado, dia 11 de maio, a Diocese de Nova Iguaçu teve mais um momento de grande significado e emoção: a ordenação presbiteral do diácono Adriano Almeida Pires, agora Padre Adriano. Com 31 anos de idade e originário da própria diocese, Padre Adriano nasceu em Japeri e é membro da Congregação da Missão Vicentina (PBCM), conhecidos como Padres Lazaristas. Ele atualmente exerce seu trabalho pastoral na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Itapuã do Oeste, Rondônia.

A celebração foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, que expressou em suas palavras que o ‘sim’ de padre Adriano é uma mostra do impacto do trabalho da congregação Lazarista: “Um dia, um jovem desta cidade, enquanto os Lazaristas faziam sua missão aqui nesta paróquia, se sentiu tocado pelo amor e o zelo pelo evangelho e decidiu partir também ele para se tornar missionário, enviado onde se faz necessária a presença de Cristo, e hoje temos a alegria de ordenar aquele jovem como presbítero para a Igreja de Cristo. Aqui em Japeri, o Senhor quis passar e escolher um dos filhos desta terra para se tornar homem consagrado a Deus na Congregação da Missão para que, inspirado no exemplo de São Vicente de Paulo, pudesse hoje se tornar padre, para ser sinal do amor e do cuidado de Deus, especialmente no meio dos pobres.”

Padre João Paulo atual pároco de Japeri e Padre Paulo Machado, padre que enviou o neo-sacerdote para o seminário revestem Adriano com as vestem sacerdotais.
Padre João Paulo atual pároco de Japeri e Padre Paulo Machado, padre que enviou o neo-sacerdote para o seminário revestem Adriano com as vestem sacerdotais.

A celebração eucarística teve início às 9 horas da manhã na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Japeri. Durante o rito, Dom Gilson enfatizou a importância de Padre Adriano mostrar sua humanidade ao retornar à sua terra natal:

“Tendo escolhido ser ordenado aqui na sua cidade de origem, onde o Senhor o chamou, você nos lembra a todos que um padre continua sendo filho de seus pais, irmão de seus irmãos e irmãs, amigo de seus amigos, com as mesmas necessidades de todo ser humano, a começar pela amizade e pela fraternidade. A luta de um Padre pela fidelidade é a de muitas pessoas, casadas ou consagradas. Um Padre não é super-homem! Ordenado, você continua sua peregrinação humana: a cada dia deve enfrentar o desafio de caminhar iluminado pela fé que recebeu no Batismo, como qualquer cristão, na missão de Padre que Deus lhe confiou, aberto às surpresas de Deus que sempre nos pedem a coragem de seguir em frente. “

A ordenação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Iguaçu, permitindo que fiéis de toda a diocese e além dela acompanhassem esse momento único na vida do Padre Adriano. Sua caminhada de fé e serviço agora se renova e se fortalece com a graça do sacerdócio, inspirando a todos a seguirem os caminhos do Evangelho com amor e dedicação.

Veja mais imagens da Ordenação do Padre Adriano:

Imagens: Adielson Agrelos – DNI Ascom