Padre Fábio Balbino assessora Encontro de Formação do Clero Diocesano sobre a homilia

A Pastoral Presbiteral da Diocese de Nova Iguaçu promoveu na entre os dias 6 a 8 de maio, o curso de formação para o clero diocesano. O assessor foi o Padre Fábio Balbino, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e doutor em Sagrada Liturgia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma que destacou a importância da homilia na vida espiritual da comunidade eclesial. Durante três dias, os participantes exploraram tanto os aspectos teóricos quanto práticos desse tema tão importante, uma vez que a a pregação não apenas alimenta a alma dos fiéis, mas também desempenha um papel vital na vida espiritual da comunidade.

“O tema da homilia é tão crucial para todos nós que trabalhamos com ela, sejam sacerdotes, diáconos ou membros do povo de Deus que a recebem”, enfatizou o Padre Fábio, resumindo a essência dos três dias de intensa troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

O evento, organizado pela Diocese de Nova Iguaçu e conduzido por Padre Fábio Balbino, mergulhou nas profundezas teóricas e práticas da arte da homilia. Durante as seis conferências, os participantes exploraram os fundamentos teóricos e revisaram uma gama de documentos eclesiásticos, desde os textos do Concílio Vaticano II até as recentes diretrizes do Papa Francisco, como a Evangelii Gaudium, que oferece orientações claras sobre a preparação e entrega eficaz da homilia.

“Nosso objetivo foi fornecer não apenas teoria, mas também ferramentas práticas para aprimorar a habilidade de transmitir a mensagem de Deus de forma impactante e relevante”, explicou o Padre Fábio, enquanto detalhava os grupos de discussão onde os próprios sacerdotes compartilharam suas maiores dificuldades e estratégias para a preparação das homilias.

Além de explorar os documentos litúrgicos e rituais, Padre Fábio encerrou o encontro compartilhando suas próprias homilias preparadas para os próximos domingos, enfatizando a importância de mergulhar na Palavra de Deus e traduzi-la para a realidade da comunidade.

“Devemos sempre lembrar que a semente da Palavra de Deus tem sua própria força, e ao nos prepararmos para pregar, o Espírito Santo já está agindo nos corações do nosso povo”, concluiu o Padre, transmitindo seu abraço e encorajamento a seus irmãos presbíteros.

Presente durante todos os dias de formação, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, falou da importância de capacitar sempre mais os presbíteros para que possam sempre melhor desempenhar sua missão pastoral – “O tema da homilia, que foi o tema do curso de atualização do Clero da Diocese de Nova Iguaçu, é um tema sempre atual, de suma importância, porque faz parte do dia a dia do desafio pastoral que os padres têm que enfrentar na sua missão. Por isso, nós vimos a necessidade de nos ajudar a atualizar sobre esse tema fundamental, a nossa ciência sobre a homilia, também a prática completa, porque o que se trata hoje é precisamente como transmitir a nossa fé através da pregação, daquela pregação que o padre deve fazer nas suas liturgias, como alcançar os corações e como também ajudar as pessoas na prática a viver a sua fé”, disse o bispo.

Com a orientação e inspiração de Padre Fábio Balbino, os clérigos saíram do encontro revigorados, prontos para assumir o púlpito com renovado zelo e sabedoria, cientes do poder transformador da Palavra de Deus proclamada com autenticidade e amor.

Veja mais fotos da Formação do Clero:

Imagens: Adielson Agrelos – DDCX Ascom