Padre Célio Barbosa participa de Seminário para Ecônomos em Brasília (DF)

O Seminário para Ecônomos, que teve início na terça-feira, dia 14 de maio, se encerra hoje, promovendo uma profunda reflexão sobre a gestão eclesial na construção de uma Igreja credível e sustentável. Realizado na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o evento contou com a participação de 230 ecônomos e profissionais das arquidioceses e dioceses do Brasil.

Padre Célio com o Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

O encontro, organizado pelo economato e o Conselho de Gestão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abordou temas como transparência, gestão de crise, governança e orientações fiscais para organizações religiosas, entre outros.

Destacando-se entre os participantes estava o ecônomo da Diocese de Nova Iguaçu, Padre Célio Barbosa, que contribuiu com suas experiências e perspectivas para os debates em curso.

Reflexões e Palestras marcantes

Durante o evento, diversas reflexões e palestras marcaram os três dias de atividades. Na mesa de abertura, autoridades eclesiásticas como o bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos, e o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, trouxeram insights sobre a importância da gestão eclesial transparente e eficiente.

A primeira conferência, ministrada pelo núncio apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, explorou o tema “Transparência no economato à luz das iniciativas do Papa Francisco”, ressaltando a relevância da transparência nos processos administrativos da Igreja.

Conclusão e Próximos Passos

Com um total de treze conferências ao longo dos três dias, o Seminário para Ecônomos proporcionou uma troca de experiências e conhecimentos, fortalecendo a atuação dos participantes na gestão eclesial de suas respectivas dioceses e arquidioceses.

Os organizadores expressaram sua gratidão pela participação ativa de todos os envolvidos e destacaram a importância de continuar promovendo eventos que contribuam para uma gestão eclesial cada vez mais transparente, eficiente e sustentável.

Ecônomos do Regional Leste 1 – CNBB.
Fotos: Paulo Augusto – Ascom CNBB.