Celebrando Pentecostes: O Espírito Santo e o nascimento da Igreja

Neste domingo, dia 19 de maio, a Santa Igreja celebra o Dia de Pentecostes, uma das festividades mais significativas do calendário litúrgico. Este dia marca a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa. Pentecostes é considerado o nascimento oficial da Igreja, capacitador da missão evangelizadora iniciada por Jesus Cristo.

Pentecostes é um convite à renovação espiritual e ao fortalecimento da fé, um momento para todos se abrirem à ação transformadora do Espírito Santo e participarem ativamente na missão da Igreja.

O Espírito Santo: A terceira pessoa da trindade

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, a eterna comunhão entre o Pai e o Filho. Ele é descrito como o Espírito da verdade, da fortaleza e da santidade, atuando como nosso guia no discipulado de Jesus. Sua presença é indispensável para a conversão ao Reino de Deus e para a paz no mundo.

A missão de Jesus e a promessa do Espírito Santo

Após cumprir sua missão terrena e retornar ao Pai, Jesus prometeu o dom do Espírito Santo. Com a vinda do Espírito, a Igreja nasce e continua a missão de Jesus até o fim dos tempos, em união com o Pai e o Ressuscitado. Essa promessa se concretiza em Pentecostes, quando os apóstolos, encorajados e cheios do Espírito Santo, recebem o dom da paz e do perdão dos pecados. Esse dom é essencial para superar a confusão, a injustiça e a desunião provocadas pelo pecado.

Enviados para evangelizar

Com os dons do Espírito Santo, Jesus enviou seus discípulos para evangelizar, transformando-os em missionários e portadores de conversão e serviço aos irmãos. O objetivo do anúncio do Evangelho é levar os ouvintes não apenas à Igreja, mas também à casa do Pai, promovendo a fraternidade e a solidariedade.

Ritos e celebrações nas paróquias

As paróquias de toda a diocese estarão realizando ritos especiais para celebrar o Dia de Pentecostes. Os interessados podem conferir os detalhes das celebrações nas redes sociais de suas paróquias.