Formação Pastoral prepara Diocese para o Jubileu da Esperança

Na manhã desta terça-feira, 21 de maio, o auditório Dom Adriano Hypólito no Cenfor recebeu mais uma edição do Encontro de Formação Pastoral, promovido pela Coordenação de Pastoral da Diocese. Este evento insere-se no contexto do Ano da Oração, um período de preparação para o Jubileu da Esperança em 2025, cujo tema é “Spes non confundit”“A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

A formação contou com a assessoria de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu. Dom Gilson abordou o tema “Jubileu 2025: como celebrá-lo em nossa Diocese?”, destacando a importância da preparação através do Ano da Oração e da acolhida da Bula de proclamação do Ano Santo, entregue pelo Papa Francisco durante a Solenidade da Ascensão do Senhor.

O encontro reuniu representantes das paróquias da diocese, além de padres, diáconos, religiosas e membros de pastorais, movimentos e serviços diocesanos. Dom Gilson destacou a importância de terminar bem o Ano da Oração para se preparar adequadamente para o Jubileu, enfatizando a necessidade de abrir os olhos para os sinais de esperança e aprender a peregrinar.

“Nesta manhã, estivemos reunidos pensando na celebração diocesana do jubileu de 2025 e chegamos à conclusão que primeiro é preciso terminar bem essa preparação através do ano da oração. Depois acolher a palavra do Papa, especialmente através da Bula, que nos dá tantas indicações, especialmente abrindo os nossos olhos para os sinais dos tempos, os sinais de esperança e ao mesmo tempo aprender a peregrinar, a necessidade que temos de fazer um caminho, aprender a escutar, aprender a encontrar o outro, sobretudo encontrar a Cristo nos lugares sagrados, que são sempre lugares de conversão, lugares que nos ajudam a viver o espírito próprio do jubileu que é esse de conversão de vida e uma conversão de vida. Que ajuda a renovação, seja da Igreja como também de toda a nossa sociedade,” afirmou Dom Gilson.

O encontro destacou a importância de viver este tempo com esperança, preparando-se para um futuro de renovação e fortalecimento da fé, conforme as orientações do Papa Francisco. A formação pastoral visa capacitar a Diocese guiando na celebração do Jubileu da Esperança, promovendo uma renovação espiritual e social.

Veja mais imagens do Encontro de Formação Pastoral:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom