Dom Gilson ordena os Padres Gilberto e Richard e exorta: “buscar os interesses das ovelhas é a sua realização pessoal”

No último sábado, 01 de junho, a Catedral de Santo Antônio de Jacutinga foi cenário de uma emocionante celebração eucarística, na qual foram ordenados os Padres Gilberto José Ribeiro e Richard Elias Borges Ferreira. A cerimônia, que atraiu uma multidão de fiéis, além de padres e diáconos do clero diocesano e de Dioceses vizinhas, marcou o início do ministério presbiteral dos novos sacerdotes.

Padre Gilberto José Ribeiro iniciará o seu ministério presbiteral na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Queimados, enquanto Padre Richard Elias Borges Ferreira vai colaborar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Cruzeiro do Sul. Ambos trazem consigo a rica experiência de suas paróquias de origem: Padre Gilberto da Paróquia Santíssima Trindade, em Angra dos Reis, e Padre Richard da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, em Nova Iguaçu.

Durante a homilia, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, dirigiu palavras inspiradoras e profundas aos neo-sacerdotes, enfatizando a verdadeira fonte de realização na vida sacerdotal e o caminho a seguir para evitar a amargura:

“Vocês são chamados a se posicionar neste mundo como o bom pastor e não como um mercenário. Como quem se importa primeiramente com as ovelhas e não com as vantagens ou desvantagens pessoais. Isso agora fica em último plano. Porque, depois, também descobrimos que, na vida de um padre, buscar os interesses das ovelhas é a sua realização pessoal. Fora disso, vivemos uma vida frustrada e amargurada, e nos tornamos, desculpem, mas essa é a realidade, homens azedos. E não poderemos ser desses homens, de jeito nenhum, de jeito nenhum,” declarou o bispo.

Dom Gilson também destacou a importância da Eucaristia como a fonte de força e sentido para a vida sacerdotal. “A doação da vida de um padre tem o seu início, o seu meio e o seu fim na Eucaristia celebrada diariamente, adorada e vivida. É a Eucaristia que vai oferecer a vocês a força necessária para serem a imagem do bom pastor para o povo ferido de Deus neste tempo,” concluiu o bispo.

A ordenação dos novos padres foi um momento de renovação e esperança para a nossa Igreja Diocesana, reafirmando a missão pastoral centrada no serviço e no fomento de uma cultura vocacional que valoriza cada vez mais as vocações que nascem no seio das nossas comunidades.

Veja mais imagens da Ordenação Presbiteral:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom