Celebração do Dia de Oração pela Santificação do Clero na Paróquia São Judas Tadeu

Nesta quinta-feira, 06 de junho, a paróquia de São Judas Tadeu, em Heliópolis, foi a casa do clero da diocesano, recebendo um momento significativo organizado pela Pastoral Presbiteral em celeebração ao Dia de Oração pela Santificação do Clero.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído em 25 de março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, que assumiu a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar esta data por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Papa quis que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor. A iniciativa, anualmente retomada, tem contribuído para alargar no povo de Deus a estima e a oração pelos seus pastores.

O encontro teve início com a Adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, e foi seguida por uma palestra ministrada pelo Padre Mbaku Phongi César, pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor em Belford Roxo, sobre o tema “Pastores e Ovelhas na Pós-Modernidade”.

Padre César que é missionário da Congregação do Imaculado Coração de Maria abordou os desafios contemporâneos enfrentados pelo clero e pela Igreja, baseando-se nas diretrizes do Concílio Vaticano II. “Precisamos ser atentos aos sinais dos tempos que nossas ovelhas e nós mesmos estamos vivendo”, afirmou. Ele destacou problemas como o mal-estar na civilização pós-moderna, o impacto do capitalismo e o impulso de morte, além de síndromes como TDAH, depressão e transtornos de personalidade limítrofe, que são, segundo ele, consequências da sociedade do desempenho.

O padre também alertou sobre a “sociedade paliativa”, que busca eliminar a dor através de analgésicos sem oferecer soluções efetivas ou narrativas para enfrentá-la. Ele finalizou a palestra falando sobre a “síndrome da princesa e a ervilha”, ressaltando a hipersensibilidade à dor como um risco para a sociedade atual.

O momento encerrou-se com uma confraternização, onde os presentes puderam também parabenizar o Padre Eliézer Felício, MSC, pelo seu aniversário, reforçando o espírito de união e fraternidade entre os membros do clero. Outra alegria neste dia foi o reencontro com os Padre Arnaldo e João, que por muito anos foram misisonários Fidei Donum em nossa Diocese.

Confira mais imagens do Dia de Oração pela Santificação do Clero:

Imagens: Adielson Agrelos / DNI Ascom