“Deus fez tudo bonito e nos deu para cuidar”: III Feira Educativa da Pastoral da Ecologia Integral investe no futuro

Na manhã de sábado, 22 de junho, a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Nova Iguaçu promoveu a terceira edição de sua feira educativa, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e a educação para a sustentabilidade. O evento ocorreu no pátio da Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, no Centro de Nova Iguaçu, contou com a participação de diversos projetos e entidades dedicadas à conscientização ecológica.

Entre os destaques deste ano, estava a presença do Projeto ABC dos Direitos Humanos, que montou uma barraca repleta de atividades interativas e informativas sobre o reaproveitamento de alimentos. Os visitantes puderam degustar cocadas, brigadeiros, bolos e sucos de aipim e cenoura, todos preparados com ingredientes que muitas vezes são desperdiçados, demonstrando na prática como é possível evitar o desperdício alimentar.

O coordenador de pastoral diocesano, padre Márcio João Rodrigues, também apresentou aos presentes os detalhes do Projeto ABC dos Direitos Humanos, reforçando a importância de iniciativas como esta para a formação de uma consciência ecológica sólida e duradoura na sociedade

Além disso, o Projeto ABC dos Direitos Humanos expôs produtos orgânicos cultivados em seu Centro de Produção de Mudas, distribuindo aos presentes vegetais saudáveis e produzidos sem qualquer química não natural.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Iguaçu também marcou presença com uma exposição educativa sobre a fauna do Parque Municipal. A equipe de educação ambiental ensinou às crianças da catequese e aos demais presentes como montar uma composteira doméstica, incentivando a prática de compostagem e a redução de resíduos orgânicos.

Os agentes da Pastoral da Ecologia Integral realizaram oficinas de reciclagem e promoveram atividades de pintura para as crianças, destacando a importância do cuidado com os resíduos e a reciclagem. Houve ainda a distribuição de mudas de plantas ornamentais e de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pela Superintendência de Meio Ambiente Municipal, incentivando o plantio e a recuperação da flora local.

A feira educativa é uma iniciativa que exemplifica a proposta da Lei Junho Verde, que visa promover ações de conscientização sobre o cuidado com a casa comum. O evento reuniu esforços para incutir nas crianças, que são o futuro, a importância de escolhas sustentáveis que garantam uma qualidade de vida melhor para todos e um planeta mais saudável.

Na abertura do evento, Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, destacou a responsabilidade individual e coletiva na adoção de práticas ambientais saudáveis. Em suas palavras sobre a Casa Comum, ele lembrou:

“Deus fez tudo bonito e nos deu para cuidar. Cada um de nós tem um papel essencial na preservação do meio ambiente e na construção de um mundo melhor para as próximas gerações.”

A feira educativa mostrou-se mais uma vez um sucesso, unindo aprendizado, diversão e um forte compromisso com a ecologia integral.

Confira mais imagens da feira:

Fotos: Valéria Leone – Pastoral da Ecologia Integral