Fundador dos Missionários da Consolata será proclamado Santo em 20 de outubro de 2024

Durante o Consistório Ordinário Público da última segunda-feira, 1º de julho, o Papa Francisco anunciou que a canonização do Bem-aventurado José Allamano será realizada no domingo, 20 de outubro de 2024, em Roma, Dia Mundial das Missões. Padre Allamano é o fundador dos Institutos Missionários da Consolata, uma família religiosa que está presente na Diocese de Nova Iguaçu, onde cuida da Paróquia Nosso Senhor do Bonfim em Engenheiro Pedreira, no Vicariato Oeste.

O milagre atribuído à intercessão do Bem-aventurado Allamano ocorreu na floresta amazônica brasileira, no estado de Roraima, onde Sorino, um homem da etnia Yanomami, foi atacado por uma onça que feriu gravemente a sua cabeça, abrindo-lhe a caixa craniana; era 7 de fevereiro de 1996, o primeiro dia da novena ao Bem-aventurado Allamano.

Transportado para o Hospital de Boa Vista, socorrido pelas Missionárias da Consolata, que nunca deixaram de pedir sua recuperação por intercessão do Pai Fundador, Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses e ainda hoje vive em sua comunidade indígena.

Em nota, o bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, explica que “o processo diocesano para analisar o suposto milagre foi realizado em março de 2021, em Boa Vista, acompanhado pelos então padres Lúcio Nicoletto e Raimundo Vanthuy Neto, e tendo como responsável Dom Mário Antônio Silva. O processo contou ainda com várias testemunhas, de maneira singular os médicos: José Nunes Rocha, Augusto Botelho Neto, Mário Santa Cruz, Antônio Sansevero, Lúcio Távora e Rochele Távora. O processo do Dicastério para as Causas dos Santos foi concluído em 23 de maio de 2024, com a aprovação do decreto que reconheceu o milagre.”

É um momento muito significativo para toda a família Consolata, composta por Padres, Irmãos, Irmãs, Leigos e Leigas.

A Irmã Renata Conti e o Padre Giacomo Mazzotti, que atualmente acompanham a postulação, falam sobre o significado da canonização do Bem-aventurado Allamano.

Em uma mensagem, os Superiores Gerais dos dois Institutos, o Padre James Lengarin, IMC, e a Madre Lucia Bortolomasi, MC, escreveram:

“Sua canonização é para todos nós um imenso presente que nos convida a ouvi-lo para aproveitar cada vez mais a riqueza de sua santidade. Que nossos olhos e corações estejam fixos em nosso Fundador para ouvi-lo e olhar para sua santidade, que nos estimula a continuar sua missão de maneira séria e profunda”.

Fonte: Consolata América