Coordenação Diocesana de Pastoral promove encontro de formação sobre Eleições Municipais de 2024

Na última terça-feira, a Coordenação Diocesana de Pastoral organizou um encontro de formação pastoral no auditório Dom Adriano Hypólito, no Centro de Formação (Cenfor), destinado ao clero e representantes das paróquias e pastorais da Diocese de Nova Iguaçu. O evento teve como tema “O papel da diocese nas Eleições Municipais de 2024” e contou com a assessoria de Tobias Tomines Faria, articulador das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 – CNBB.

Em sua palestra, Tobias Faria utilizou como ponto de partida o plano pastoral da Diocese de Nova Iguaçu, com ênfase no eixo de animação caritativa da pastoral. O assessor destacou a importância do envolvimento dos cristãos na política, citando o Papa Francisco: “envolver-se na política é um dever do cristão”.

Durante o encontro, Tobias abordou três materiais fundamentais para a preparação das eleições na Igreja: a Cartilha de Orientação Política da CNBB, preparada pelo Regional Sul 2 (Paraná); a mensagem dos bispos católicos do estado do Rio de Janeiro; e os materiais que serão preparados pela Comissão Diocesana para a Ação Sociotransformadora.

Entre as propostas de ação apresentadas durante o encontro, destacam-se:

1. Estimular o uso da Cartilha de Orientação Política da CNBB, promovendo a iniciativa “Uma família, uma cartilha”.
  2. Realizar um encontro diocesano de formação sobre o uso da cartilha no dia 3 de agosto.
  3. Incentivar encontros de formação nas paróquias e comunidades.
  4. Promover ao menos um encontro de formação por vicariato.
  5. Produzir três pequenos vídeos explicativos sobre a cartilha (um por capítulo).
  6. Realizar uma live para apresentar a cartilha.
  7. Organizar a “Semana a Melhor Política”, de 9 a 13 de setembro.

A cartilha de orientação política da CNBB está disponível na livraria diocesana, podendo ser adquirida entrando em contato com a Celinha pelo telefone (21) 2767-7943. A mensagem dos bispos do Regional Leste 1 para as eleições de 2024 pode ser lida clicando aqui.

O encontro foi considerado um sucesso pelos participantes, que agora estão mais preparados para contribuir de maneira ativa e consciente no processo eleitoral, reforçando o papel da Igreja na promoção da justiça social e do bem comum.