Vicariato Leste promove encontros com candidatos à Prefeitura de Belford Roxo

O Vicariato Leste da Diocese de Nova Iguaçu, localizado em Belford Roxo, tem promovido uma série de encontros com os candidatos ao cargo de prefeito da cidade. Essas reuniões têm o objetivo de aproximar os candidatos da comunidade católica e discutir planos para o futuro do município.

O primeiro encontro ocorreu no dia 17 de junho, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Vila Dagmar. Este evento contou com a participação de padres, diáconos e alguns leigos das dez paróquias do vicariato. O Deputado Márcio Canela, um dos candidatos à prefeitura, esteve presente e respondeu a diversas perguntas feitas pelo clero. Canela comprometeu-se, caso eleito, a construir uma cidade mais justa, fraterna e comprometida com o bem comum. Durante o evento, foi lida uma carta com a mensagem dos bispos do Regional Leste 1 sobre as Eleições Municipais de 2024.

O segundo encontro aconteceu em 1º de julho, no centro pastoral da Paróquia São Simão, no bairro Lote XV. Desta vez, o candidato Matheus Carneiro foi o convidado e também respondeu a várias perguntas do clero, reiterando seu compromisso de trabalhar em prol de uma Belford Roxo mais justa e solidária. Novamente, a carta dos bispos foi lida, destacando a importância das eleições e a responsabilidade dos candidatos em promover o bem comum.

Dom Gilson, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, que não pôde comparecer ao primeiro encontro devido a uma reunião do Conselho Permanente da CNBB em Brasília (DF), esteve presente no segundo encontro. O bispo tem desempenhado um papel ativo ao receber os candidatos das sete cidades que compõem a Diocese e reafirmando o papel da Igreja de ser a voz do povo nestes espaços.

“A política é a forma mais sublime de viver a caridade,” é um ensinamento da Igreja presente desde o Papa Pio XI, reforçado pelo Concílio Vaticano II e pelo Papa Paulo VI. Esse princípio tem guiado a Diocese de Nova Iguaçu na promoção desses encontros, visando contribuir para um processo eleitoral mais consciente e participativo.

Os encontros têm sido bem recebidos pela comunidade, que vê na iniciativa uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos e suas propostas, além de fortalecer o papel da Igreja na promoção do diálogo e da justiça social.