Seminaristas da Diocese participam de Encontro Nacional de Formação Missionária

O Rio de Janeiro sediou o 13º encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE Nacional), evento que reuniu cerca de 200 seminaristas de todo o Brasil. Este encontro, que ocorreu de 08 a 11 de julho, teve como objetivo principal fortalecer a formação missionária e pastoral dos futuros padres, proporcionando um espaço de reflexão, aprendizado e troca de experiências. O tema é “A missão nas periferias existenciais e geográficas” e o lema “Deus habita esta cidade” (Sl 48).

O evento que contou com a presença de bispos e padres, alem da participação da Irmã Regina Costa Pedro, PIME, Diretora Nacional da POM, que juntos compartilharam suas experiências e conhecimentos, enriquecendo a formação dos seminaristas, foi aberto com a celebração da santa missa com o arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Orani Tempesta e Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 – CNBB.

Dom Gilson falou sobre o valor deste encontro e o alinhamento com a itenção da Igreja – “O primeiro fruto é que nós nos sintonizemos cada vez mais com essa grande intenção da Igreja, especialmente do Papa Francisco, de sermos uma Igreja em saída, indo ao encontro de todos. E, também, em se tratando de seminaristas, que possa ser uma ocasião boa para que os nossos seminaristas bebam desse espírito missionário tão necessário hoje na vida da Igreja, já que faz parte da essência daquilo que a Igreja é. Depois, por outro lado, o fato de estarmos juntos, de nos encontrarmos com a riqueza da variedade da Igreja no Brasil, que cada um possa sair enriquecido pelas experiências que vão poder partilhar nestes dias”, disse.

Ao longo dos dias o encontro teve uma programação variada e intensa, com palestras, oficinas, momentos de oração e atividades culturais. Esta edição foi organizada com muito cuidado, contando com uma equipe de comunicação eficiente para registrar e compartilhar todas as atividades com o público.

Comemoração dos 40 Anos do COMISE Brasil

Na quarta-feira, 10 de julho, às 19h, foi realizada uma peregrinação dos 200 seminaristas ao Santuário do Cristo Redentor. A missa marcou o início das comemorações dos 40 anos da implantação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) no Brasil e foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB.

Ao longo dessas quatro décadas, o COMISE tem sido fundamental na formação missionária de seminaristas, promovendo encontros, formação contínua e um profundo compromisso com a missão evangelizadora da Igreja.

Também na quarta-feira os participantes do 13º FORMISe, receberam o telegrama com a saudação do Papa Francisco, enviada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. O telegrama foi encaminhado aos participantes através do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

“Informado da realização da XIII edição da Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), do dia 8 ao dia 11 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), o Papa Francisco saúda cordialmente os organizadores e participantes do encontro, desejando que cresça em todos o ardor missionário e o compromisso com o anúncio do Evangelho. Sua Santidade deseja igualmente que esta formação possa reforçar em cada um o chamado vocacional, recordando que, para poder anunciar o Senhor aos demais, é necessário, em primeiro lugar, segui-lo. Como penhor de abundantes favores celestiais, e por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, o Santo Padre concede de bom grado a Bênção Apostólica a todos, pedindo que não deixem de rezar por ele.”

O 13º FORMISE foi uma oportunidade de formação, união e fortalecimento da comunidade de seminaristas do Brasil. Este encontro promete deixar um legado significativo na vida de cada participante, preparando-os para a missão que os espera como futuros padres.

Confira mais imagens do 13º FORMISE: