Comemoração dos 82 anos do Padre Renato Chiera: Uma vida de dedicação e amor ao próximo

No último domingo, 21 de julho, foram celebrados os 82 anos do Padre Renato Chiera. A data foi marcada por uma Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Gilson Andrade, que trouxe homenagens e agradecimentos pelos anos de dedicação do sacerdote ao povo da Baixada Fluminense. Mesmo em processo de recuperação após uma recente cirurgia, Padre Renato mostrou-se firme e cheio de esperança, refletindo a força de sua fé e comprometimento com sua missão.

Nascido em uma família humilde na pequena cidade de Mondovì, na região do Piemonte, norte da Itália, Padre Renato é filho de camponeses e o quarto de oito irmãos. Desde cedo, sua vida foi moldada pela fé sólida de sua família. Aos doze anos, ingressou no seminário, onde aprofundou os valores de fidelidade e perseverança.

Ordenado sacerdote em 1967, Padre Renato logo sentiu um chamado missionário. Em 1978, aceitou o convite para ser missionário no Brasil, na Diocese de Nova Iguaçu, durante a Ditadura Militar. Na Baixada Fluminense, dedicou-se aos marginalizados e descartados pela sociedade, encontrando seu verdadeiro lugar e missão.

Uma das experiências mais marcantes de Padre Renato foi seu trabalho com meninos de rua. A história de Carlos Martins, o “Pirata”, um jovem marginalizado que encontrou refúgio e amor na casa do sacerdote, ilustra a profundidade de seu compromisso. A tragédia da morte de Pirata, assassinado em frente à casa do Padre Renato, marcou profundamente sua vida e impulsionou a criação da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, instituição que há décadas transforma vidas através do amor e da ação evangelizadora.

Padre Renato é um exemplo vivo de dedicação e amor ao próximo. Sua trajetória é marcada por lutas, desafios e vitórias, sempre guiado pela fé e pela esperança. Ao celebrar seus 82 anos, a Diocese de Nova Iguaçu reconhece e agradece por sua incansável missão em prol dos mais necessitados, inspirando todos a seguirem seu exemplo de coragem e amor cristão.

Em suas próprias palavras, Padre Renato deixa uma mensagem de agradecimento a Deus e aqueles que o rodeiam ou intercederam por ele no período em que esteve internado: Bom, eu hoje de manhã, quando eu acordei, disse a Deus: “ Obrigado por tudo! ”. Olha quanto amor, impressionante! Eu sabia que Deus me amava, mas não sabia que me amava tanto assim. O amor de Deus é muito concreto, porque Ele chega a nós através de pessoas concretas.

Confira mais imagens da celebração dos 82 anos de padre Renato Chiera: