Nota de Pesar pelo falecimento do Revmo. Frei José Clemente Müller, OFM.

“Ai daqueles que morrerem em pecado mortal:
bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade,
porque a morte segunda não lhes fará mal!”
(São Francisco de Assis)

Com profundo pesar, mas firmes na esperança da Ressurreição em Cristo Jesus, recebemos a notícia do falecimento do Revmo. Frei José Clemente Müller, OFM, ocorrido na noite desta quarta-feira, 24 de julho de 2024, na cidade do Rio de Janeiro.

Frei Clemente nasceu em Rio do Sul, no Estado de Santa Catarina, em 07 de março de 1952. Após ingressar na Ordem dos Frades Menores, fez sua Profissão Solene em 02 de agosto de 1976 e, no ano seguinte, foi para a Terra Santa, onde estudou Teologia. Sua Ordenação Presbiteral ocorreu em 30 de junho de 1979. Entre as muitas atividades e serviços desempenhados pelo religioso, destacam-se o tempo como Reitor do Santuário de Santo Antônio no Largo da Carioca, as missões na Terra Santa e na Ilha de Chipre, além do período em que esteve servindo em nossa Diocese de Nova Iguaçu como vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Nilópolis, no ano de 2020, ocasião em que foi o pregador do Retiro Canônico do clero diocesano.

O velório do Revmo. Frei José Clemente Müller terá início nesta sexta-feira, 26 de julho, às 09 horas, no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, região central da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O sepultamento será realizado após a celebração da Missa das 15h. Atualmente, Frei Clemente compunha a Fraternidade do Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, onde exercia a função de Vigário Paroquial.

Que o exemplo orante e o despojamento missionário de Frei José Clemente seja para nós modelo no seguimento de Cristo Jesus. Recorremos à materna intercessão da Virgem Maria, Senhora da Conceição, para que o Senhor da Vida acolha em seu reino este vosso servo bom e fiel. Manifestamos nossa proximidade à Ordem dos Frades Menores neste momento de pesar, estreitando ainda mais os laços fraternos que nos unem.

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo Diocesano de Nova Iguaçu