Padre Rodrigo convida para as atividades do Mês Vocacional na Diocese

A Igreja no Brasil celebra em agosto o Mês Vocacional, uma tradição instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1981, durante a 19ª Assembleia Geral. Este período é dedicado à oração e promoção de todas as vocações, reforçando a responsabilidade das comunidades no processo vocacional. Em 2024, a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB propõe a temática “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.

Na Diocese de Nova Iguaçu, diversas ações estão sendo realizadas para intensificar as orações e apoiar o seminário diocesano São Paulo VI. Padre Rodrigo, vice-reitor do seminário e assessor eclesiástico do Serviço de Animação Vocacional (SAV) diocesano, fez um apelo ao povo diocesano:

“Meus irmãos e minhas irmãs, chegamos ao mês de agosto, mês das vocações, e eu quero fazer alguns apelos. O primeiro é para intensificarmos as orações pelas vocações, com o modelo utilizado em toda a nossa diocese. Rezemos a oração pelas vocações antes de cada celebração e reunião em nossas comunidades. O segundo apelo é transformar essas orações em gestos concretos, ajudando o nosso seminário.”

A Diocese organizou várias iniciativas para arrecadar fundos e promover a conscientização sobre a importância do seminário. No fim de semana de 3 e 4 de agosto, todas as coletas das celebrações e missas serão destinadas ao seminário. Além disso, a comunidade é incentivada a se tornar amiga do seminário, contribuindo com doações de carne ou diretamente via PIX (28666428004346). Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp do seminário.

Padre Rodrigo também convidou os fiéis a visitarem o seminário e conhecerem o local onde os futuros padres da diocese são formados. “Toda quarta-feira, às 18 horas, temos a santa missa no seminário. Traga seu grupo, pastoral, movimento ou comunidade para conhecer o nosso seminário diocesano.”

O ponto alto das celebrações será a grande festa do seminário em sua 38° edição, organizada pelos seminaristas e formadores nos dias 17 e 18 de agosto. Os ingressos para o almoço e o show de prêmios estão disponíveis nas paróquias e secretarias. “Contamos com a sua ajuda, orações e presença. Que Deus abençoe a todos. Rezemos por todas as vocações,” concluiu Padre Rodrigo.

Assim, a Diocese de Nova Iguaçu reforça seu compromisso com a promoção vocacional, seguindo a temática proposta pela CNBB e engajando todo seu povo em ações de oração e apoio ao seminário diocesano.