Servidores do altar, sinais de esperança para o mundo

Queridos Servidores do Altar da Diocese de Nova Iguaçu,

nosso último encontro, no dia 3 de agosto de 2024, na Paróquia de São Judas Tadeu (Belford Roxo), foi uma bela oportunidade de celebrarmos ao redor do Altar do Senhor a nossa fé em Jesus Eucaristia e a nossa alegria por servi-Lo. Depois daquele encontro, busquei no coração algumas palavras que gostaria de lhes dirigir com afeto de Pastor e Pai.

Primeiramente é bom sempre lembrar que o sentido de tudo o que fazemos tem a ver com o seguimento de Jesus e é isso que também dá sentido ao que nos corresponde viver.

A liturgia daquele sábado nos fazia constatar que nem sempre vai ser fácil seguir Jesus, mas sempre vai valer a pena, mesmo que em um primeiro momento não percebamos. Pensemos na vida de São Tarcísio: preferiu levar Jesus aos encarcerados que seriam martirizados a parar para brincar com seus amigos. Ele gostava de brincar? Claro que sim, como toda criança; mas entre duas coisas boas, é preciso escolher o que é melhor. O melhor é o que me ajuda a permanecer com Jesus e levá-lo para as pessoas.

A celebração da Eucaristia é o lugar onde isso acontece. Desde a procissão de entrada até à procissão final, Jesus está no meio de nós e vai passar na vida das pessoas. Ele está vivo na Eucaristia. Ele passa na liturgia, através dos ritos que a gente procura conhecer bem o seu sentido para fazer o que se deve fazer, mas também gosta de passar através de nós, na vida do dia a dia.

Mas o rito deve ser traduzido na vida. Vamos pegar dois exemplos de algumas ações que envolvem os Servidores do Altar. O turiferário entra no meio da Assembleia e o turíbulo fumegante espalha o perfume do incenso. Isto é uma imagem da vida. Quando alguém passa com um bom perfume, chama a atenção, atrai. Que perfume devemos usar na vida? São Paulo diz que devemos ser o bom perfume de Cristo (cf. 2Cor 2, 15). Isso quer dizer que Cristo passou fazendo o bem a todos, e um cristão não pode ser diferente, deve espalhar os valores e o ensinamento do Evangelho onde ele se encontra.

Outro exemplo: os acólitos, numa celebração, carregam as velas na procissão e, assim, iluminam a casa de Deus. A vida de um filho de Deus deve ser portadora de luz. Em tantas situações você é chamado a iluminar com a Palavra de Deus as mentes e os corações. Eu lhe pergunto: que atenção você dá para a ela? Antes de ir à Missa, procure encontrar o tempo para ler e rezar com as leituras que serão proclamadas naquele dia, pois você que vai levar a vela, ou fazer qualquer outra função na liturgia, deve participar com atenção. Eu sei que nem sempre é fácil, a gente se distrai, paciência. Porém, seria estranho se a gente realizasse os serviços da liturgia, mas voltasse para casa vazio, sem nada para guardar no coração e oferecer para quem vamos encontrar depois. Se for assim, talvez você poderá não ter a luz necessária para distribuir em casa, na escola, junto dos seus amigos e amigas.

Queridos irmãos e irmãs que se aproximam do altar do Senhor para servir, quero agradecer sua dedicação, seu esforço por aprofundar no sentido da liturgia, pelas horas que você passa preparando as celebrações. Saiba que este tempo é uma oferta a Deus através do serviço aos irmãos.

Chegamos até aqui, mas temos que seguir em frente, não nos contentando com o que já fizemos. É preciso estar abertos ao chamado de Deus.

Você já pensou que Deus tem um projeto de vida para você e que esse projeto inclui a sua felicidade e a de muita gente? Então reze todos os dias, pedindo ao Senhor que lhe dê a abertura de coração para acolher a sua vocação e ter a coragem de dizer sim ao seu Plano. A vida ganha novo sentido quando a gente é capaz de fazer dela uma doação. Estou certo de que vocês já experimentam essa alegria na missão, posso notar isso em seus rostos quando passo pelas paróquias da Diocese.

Daqui a poucos meses será o fim do ano e nos aguarda uma celebração muito importante, o Jubileu de 2025. Vamos celebrar 2025 anos da vinda de Jesus a esta nossa terra. O que Jesus diria sobre o nosso mundo, depois de 2025 anos que Ele por aqui passou, deu a sua vida e nos deu a possibilidade de viver uma vida nova? Certamente Ele olha para cada um de vocês e diz: “Eu conto com você para que este mundo que eu amo seja diferente”. Sim, meus irmãos e minhas irmãs, o mundo é de Deus e Ele conta com cada um e cada uma para fazer uma história diferente.

Vamos celebrar bem o Jubileu, começando em nossos corações. O Jubileu pede de nós conversão, mudança de mente e de vida; por isso, faremos mais experiência de receber o sacramento da confissão, pois através dele a nossa conversão é mais verdadeira. O Jubileu pede de nós que caminhemos à luz da esperança que só Deus pode nos dar.

Uma palavra de gratidão aos nossos Padres pelo incentivo na promoção desse serviço importante e promissor na comunidade eclesial. Aos membros da Comissão Diocesana dos Servidores do Altar agradeço o zelo, entusiasmo e amor com que procuram formar e acompanhar os nossos adolescentes, jovens e crianças. Que busquemos cuidar sempre mais da formação cristã dos nossos Servidores para que, no serviço que prestam, sejam verdadeiros discípulos missionários de Jesus e perseverem na sua caminhada de fé e compromisso com a missão em suas paróquias.

Quero convidar a todos que procurem estar sintonizados com as propostas da Diocese, para que, juntos, ofereçamos a Jesus um mundo melhor, pois queremos responder a Deus dando o melhor de nós mesmos. Assim fez Maria, que ainda muito jovem, deu um sim que mudou a história. Deus conta com as novas gerações e as prepara para fazer acontecer os seus sonhos de amor, justiça e paz, no meio das pessoas.

Dom Gilson Andrade da Silva
Bispo de Nova Iguaçu