Vicariatos Sede e Metropolitano recebem candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu em encontro de escuta e apresentação de propostas

Nesta quinta-feira, 08 de agosto, os Vicariatos Sede e Metropolitano da Diocese de Nova Iguaçu, compostos por 24 paróquias e 177 comunidades no total, receberam três candidatos à prefeitura de Nova Iguaçu em um encontro que visou promover o diálogo e a apresentação de propostas, estando a mesa os vigários episcopais Padre Davenir Andrade e Padre Ricardo Barbosa, do Vicariatos Sede e Metropolitano, respectivamente, além do vigário geral da diocese, Monsenhor Max de Jesus, também pároco em Nossa Senhora de Fátima e São Jorge. O encontro ocorreu na Sala Padre Fernando, localizada no Centro de Formação (Cenfor), e contou com a presença de representantes das paróquias e membros do clero.

Os candidatos Dudu Reina (PP) e sua vice Dra. Roberta, Tuninho da Padaria (PT), e Aluísio Gama (PSB) tiveram a oportunidade de expor seus Planos de Governo e ouvir os anseios dos participantes. A Diocese de Nova Iguaçu em todos os municípios em que está presente, tem recebido todos os candidatos que procuram a Igreja para momentos de escuta, deixando sempre em aberto a possibilidade para que os demais também marquem seus encontros.

Em alinhamento com a Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, que dedica um capítulo à “A política melhor”, a diocese reafirma sua postura de não tomar posição ideológica ou partidária e recomendar candidatos. No entanto, como uma entidade da sociedade civil organizada, a Igreja considera fundamental o diálogo com aqueles que se propõem a governar, para expressar suas convicções em defesa de uma vida digna e fraterna para todos.

O Papa Francisco ressalta que uma política orientada para o bem comum é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade global capaz de viver a fraternidade e a amizade social:

“Para se tornar possível o desenvolvimento de uma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum”
(Fratelli Tutti, n.154).

A iniciativa de abrir as portas da Igreja para o diálogo reflete esse compromisso de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, reforçando que a escuta e a troca de ideias são caminhos indispensáveis para o exercício da cidadania e da política em favor do bem comum.

Confira imagens do encontro: