Diocese celebra Santa Dulce dos Pobres, o “Anjo bom do Brasil”

Na última terça-feira, 13 de agosto, a Diocese de Nova Iguaçu se uniu em celebração à memória de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira, com missas solenes que destacaram seu legado de amor e caridade. As celebrações ocorreram em dois locais: o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e a Paróquia São Sebastião, em Austin, reforçando a importância da santa para diferentes grupos dentro da nossa Igreja em particular.

No Hospital Geral de Nova Iguaçu, a Pastoral da AIDS organizou uma missa especial, presidida pelo padre Antônio Pedro, para honrar Santa Dulce, que é a patrona da pastoral. A Pastoral da AIDS desempenha um papel crucial na luta contra a doença e no apoio aos portadores do HIV, seguindo as diretrizes da Igreja de que conhecer Jesus Cristo é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber. A missa foi um momento de renovação da fé e de reafirmação do compromisso da Igreja com os mais necessitados e marginalizados.

O Apostolado de Oração Diocesano também celebrou Santa Dulce dos Pobres, padroeira do movimento desde outubro de 2022. A missa foi presidida por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, na Paróquia São Sebastião, em Austin, e reuniu fiéis que se inspiram na vida de Santa Dulce para viver a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O Apostolado de Oração Diocesano tem em Santa Dulce um exemplo de fé e serviço, refletido em sua própria missão de oração e intercessão.

Santa Dulce dos Pobres, conhecida como “o anjo bom do Brasil”, nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, Bahia, e dedicou sua vida aos mais pobres e marginalizados. Sua obra social culminou na criação do Hospital Santo Antônio, símbolo de seu compromisso com os necessitados. Canonizada em 13 de outubro de 2019, Santa Dulce é um ícone de caridade e amor ao próximo, inspirando milhões de brasileiros.

As celebrações na Diocese de Nova Iguaçu foram um tributo à vida e obra de Santa Dulce, reforçando seu exemplo de amor incondicional e serviço aos pobres como um caminho de santidade para todos os cristãos.

Confira mais imagens da celebração na Paróquia de São Sebastião:

Fotos: Ir. Linda Marianna, IFE