38ª Festa do Seminário: Um final de semana de fé e confraternização pelas vocações

O Seminário Diocesano São Paulo VI viveu, neste final de semana, momentos de intensa espiritualidade, alegria e unidade com a realização da sua tradicional festa, esse ano na 38° edição. Com o tema “O coração da Diocese”, o momento reuniu o povo da diocese em uma programação rica em atividades culturais, religiosas e sociais, sendo um verdadeiro sucesso de participação, especialmente entre os jovens.

Vicariato Metropolitano vence a gincana

No último sábado, Gincana da Juventude abriu a programação da 38ª Festa do Seminário, reuniu representantes de todos os vicariatos, proporcionando um dia repleto de atividades, espírito de equipe e fé.

O momento começou com a Adoração ao Santíssimo, presidida pelo Padre Gilberto José, a juventude diocesana agradeceu ao Senhor pelas graças recebidas e intercedeu por cada jovem presente, suas famílias e suas vidas, pedindo por um futuro abençoado. A espiritualidade deu o tom inicial para a gincana, reforçando a importância da fé e da comunhão.

Com o comando do Padre Thiago Araújo, a gincana seguiu tendo uma série de provas que desafiaram os participantes não apenas fisicamente, mas também intelectualmente, com questões ligadas à fé e à vida religiosa. As equipes foram divididas por vicariatos, cada uma identificada por uma cor e dedicada a um padroeiro:

• Equipe Vermelha: Vicariato Leste, sob a proteção de Santa Terezinha do Menino Jesus;
  • Equipe Verde: Vicariato Oeste, com o padroeiro Sagrada Família;
  • Equipe Azul: Vicariato Sul, dedicado ao Beato Carlo Acutis;
  • Equipe Amarela: Vicariato Metropolitano, com São João Paulo II como padroeiro;
  • Equipe Laranja: Vicariato Sede, sob a proteção de São Francisco de Assis.

Os jovens mostraram energia, entusiasmo e um espírito competitivo saudável. As provas não só animaram, como também permitiram que os participantes conhecessem mais de perto a vida no seminário, interagindo com os seminaristas e entendendo melhor a vocação religiosa.

Após intensas disputas, o Vicariato Metropolitano, representado pela Equipe Amarela, sagrou-se o grande campeão da gincana, destacando-se pelo excelente trabalho em equipe e entusiasmo. Apesar de apenas uma equipe levar o troféu para casa, todas foram parabenizadas pela participação e alegria contagiante que trouxeram ao evento.

Dom Gilson, Bispo Diocesano, marcou presença na gincana, demonstrando apoio à juventude da diocese e incentivando os jovens a continuarem firmes na fé e nas atividades que promovem a comunhão e o crescimento espiritual.

Domingo: Confraternização, fé e devoção com a Assunção de Maria

No domingo, a Festa do Seminário continuou com a celebração do Terço Mariano, seguida pela Santa Missa, presidida por Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu. Durante a homilia, Dom Gilson refletiu sobre a Festa da Assunção de Maria, destacando a importância de Maria na vida da Igreja e na caminhada de fé de cada cristão.

Dom Gilson ressaltou que “Deus tudo fez na vida de Maria”, uma vida cheia de graça desde a encarnação até a ressurreição de Cristo. Ele enfatizou que, assim como Maria, todos os fiéis são chamados a colaborar com Deus pela fé, trilhando caminhos de doação e serviço. Ele afirmou que, apesar das circunstâncias difíceis, Maria nunca deixou de ser mãe, permanecendo firme e dedicada em sua missão, desde Belém até o Calvário.

Almoço e Show de Prêmios

Após a celebração eucarística, foi servido um delicioso almoço, onde os presentes puderam confraternizar e saborear um churrasco misto feito com todo o carinho. A tarde culminou com um animado Show de Prêmios, proporcionando momentos de expectativa e alegria entre os participantes.

A 38ª Festa do Seminário foi, sem dúvida, um momento de renovação da fé, celebração da vocação e fortalecimento da unidade diocesana. O evento não apenas contribuiu para a arrecadação de fundos para a formação dos futuros sacerdotes, mas também reafirmou o Seminário Diocesano São Paulo VI como o verdadeiro coração da Diocese de Nova Iguaçu.

Confira mais imagens do final de semana de festa no Coração da Diocese:

Fotos: Adielson Agrelos – DNI Ascom / Cláudio Alves – Seminário São Paulo VI