Exposição de imagens de Nossa Senhora movimentam Capela de São Mateus

No último dia 10 de agosto, a Paróquia de São Mateus de Nilópolis abriu as portas para uma nova exposição que promete encantar os fiéis e visitantes. Composta por 50 imagens de Maria, a exposição destaca a diversidade de representações da Mãe de Jesus, com peças provenientes de diversas partes do Brasil e do mundo. Entre os destaques, encontra-se uma imagem centenária esculpida em madeira, uma relíquia de grande valor histórico. A exposição ficará aberta ao público até o dia 15 de setembro, na sede da paróquia, localizada na Rua Antônio Cardoso Leal, 241, no Centro de Nilópolis.

Além do valor devocional, a exposição se realiza em um espaço carregado de história. A Capela de São Mateus, é um verdadeiro patrimônio histórico da Baixada Fluminense, com sua fundação datada de 1637.

Com o passar dos séculos, a Capela de São Mateus passou por diversas restaurações, em 1747, 1914, 1936 e 1989, cada uma delas preservando e resgatando a integridade desse importante patrimônio histórico. A edificação, tombada em 2000, não só resistiu ao tempo como também desempenhou diferentes funções ao longo de sua história. Na década de 1930, serviu como instalação para uma clínica, e na década de 1960, foi utilizada como núcleo da Legião da Boa Vontade.

Embora algumas peças originais tenham sido perdidas ao longo do tempo, como a imagem de São Mateus, o sino e o altar-mor, a capela ainda guarda uma forte conexão com a história e a fé. Um espaço que agora também abriga a nova exposição de imagens de Maria, reafirmando a importância do local como um ponto de referência cultural e espiritual em Nilópolis.

Fotos: Victor Hugo – Pascom DNI